O Governador Rafael Fonteles cobrou do presidente Lula a regulamentação do Hidrogênio Verde em território nacional ainda em 2023. O processo de normatização é apontado por especialistas como a última barreira para a captação de investimentos em larga escala no mercado externo, viabilizando o desenvolvimento do setor brasileiro. Tramita no senado federal um projeto de lei para regulação, produção e uso do Hidrogênio Verde para fins energéticos, porém até o momento a matéria não foi aprovada.
O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro, produzido com baixa intensidade de carbono, utilizando energias limpas em sua produção. A nova matéria prima é tida como crucial para a nova transição energética que afetará todo planeta.
Durante o pronunciamento Rafael Fonteles alertou para o risco de perder investimentos para outros mercados investidores.
O chefe do executivo estadual lembrou que o investimento no setor seria a chave para o futuro industrial do Piauí. “Quero parabenizar o presidente Lula e o ministro Rui Costa dos 17 pelo menos 14 são usinas solares e eólicas que obviamente dependem do ambiente regulatório e de linhas de transmissão para se tornarem viáveis. Essa questão da economia verde, da energia limpa, da transição é cara para o estado do Piauí e é o passaporte para a verdadeira industrialização do nordeste brasileiro”, concluiu.