Portal O Dia

Piauí de norte a sul: conheça as principais cidades turísticas

O turismo é um dos importantes setores que integram a economia atual, responsável não somente pela geração de empregos, mas também pela circulação de capital e de pessoas. O Dia Nacional do Turismo é celebrado no dia 2 de março e esse fenômeno se destaca pelo deslocamento de pessoas entre locais por período superior ao de 24 horas e inferior ao de 180 dias, sem a realização de atividades comerciais ou profissionais. 

O Piauí se destaca nacionalmente por seus inúmeros pontos turísticos. As belezas naturais, culturais, históricas, gastronômicas e sociais podem ser encontradas de Norte a Sul do Estado e já ganham o mundo quanto ao reconhecimento. No Mapa do Turismo Brasileiro, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), constam 44 municípios piauienses distribuídos em sete polos turísticos. Estar presente no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local, uma vez que as cidades incluídas passam a ter acesso a políticas públicas, recebem recursos para a realização de obras de infraestrutura e obtêm, também, capacitação através da oferta de qualificação profissional.

No ano de 2023, segundo dados da Coordenação de Turismo do município de Teresina, o fluxo turístico na capital cresceu 25,5%, passando de 475 mil turistas em 2022 para 587 mil no ano passado. A movimentação de visitantes gerou um impacto significativo na Receita Turística, na ordem de R$ 535 milhões, um crescimento de 42% em relação à 2022.

Divulgação/CCom
De Norte a Sul, Piauí já é importante rota turística

DELTA DO PARNAÍBA

Apesar do Piauí ter o menor litoral do Brasil, com apenas 66 km de extensão, suas potencialidades são imensas. O litoral piauiense fica localizado entre quatro cidades: Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, totalizando 17 praias.

Contudo, a maior referência é, sem dúvida, o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas. Está situado entre o Maranhão e o Piauí e corresponde à foz do rio Parnaíba, que nasce na Chapada das Mangabeiras, tendo suas nascentes protegidas pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Com sua paisagem exuberante, repleta de dunas, mangues e ilhotas, com fauna e flora peculiares, garantem um cenário paradisíaco para os turistas.

Isabela Lopes/ODIA
Delta do Parnaíba, litoral do Piauí

A Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do arquipélago, fica nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí. A Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba abrange 10 municípios: Tutóia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce do Maranhão, no Maranhão; Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, no Piauí; Chaval e Barroquinha, no Ceará. Os recursos naturais são protegidos pela Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.

Outras praias piauienses também se destacam, como a de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, que é um verdadeiro paraíso para os amantes do kitesurf, devido aos ventos fortes. Na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, os turistas podem apreciar um belíssimo pôr-do-sol nos rochedos cobertos com sal. As formações rochosas dividem o mar em áreas com ondas desafiadoras e trechos calmos e convidativos.

Considerada o cartão-postal do Piauí, a Praia de Atalaia é uma das mais visitadas por quem vai ao litoral piauiense. Com sua ampla faixa de areia e imenso calçadão à beira-mar, as águas tranquilas se tornam um atrativo para quem busca entretenimento e lazer. 

Pedro II - MORRO DO GRITADOR

Pedro II é uma das cidades, localizadas ao Norte do Piauí, cercada de belezas naturais, dentre elas, o Morro do Gritador. O Mirante está situado a 729 metros de altura do nível do mar, na costa da Serra da Ipiapaba, especificamente na Serra dos Matões, e oferece aos visitantes uma visão magnífica dos vales. 

Além de oferecer uma vista panorâmica dos paredões de rocha e da vegetação nativa, o Morro do Gritador é um dos cartões-postais da cidade e a principal atração dos turistas durante o Festival de Inverno de Pedro II, evento que ocorre anualmente no município. A festividade ocorre graças ao clima serrano raro da região. Os paredões também proporcionam que o Mirante seja palco do Desafio Serra dos Matões, evento de trail run com percursos nas comunidades localizadas na serra que lhe dá nome.

Arquivo ODIA
Morro do Gritador, um dos cartões-postais de Pedro II

O município de Pedro II também é conhecido por ser a terra da Opala, pedra preciosa encontrada apenas no Brasil, na Austrália e em Marte. Os visitantes podem ainda conhecer outros pontos marcantes da cidade, como o Centro Histórico, os sítios arqueológicos, o Museu da Roça e o Sítio Buritizinho.

A reportagem completa com os pontos turísticos piauienses está disponível no jornal impresso deste final de semana.

Leia o Jornal O Dia na íntegra pelo link: https://odia.presslab.com.br/

Veja os destaques do Jornal O DIA de hoje, sábado (02).