Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Turismo rural: um convite ao lazer fora da agitação do perímetro urbano

Com paisagem bucólica e estrutura satisfatória, a zona rural gana mais apreciadores a cada dia.

14/10/2023 às 08h36

O turismo rural tem ganhado destaque nos últimos anos como uma opção relaxante e autêntica para escapar da agitação das cidades. Cada vez mais interessados em alternativas longe das grandes metrópoles buscam o conhecido turismo de sítios, principalmente para fugir das luzes brilhantes dos edifícios e destinos urbanos.

Para muitos turistas, a fuga das cidades tumultuadas em direção à tranquilidade das áreas rurais tornou-se um escape precioso. O turismo rural oferece a oportunidade de desfrutar da beleza natural, com paisagens deslumbrantes, ar puro e uma paleta de cores sazonais. Além disso, há aqueles que procuram por experiências diferenciadas em caminhadas, passeios a cavalo, piqueniques e outras atividades ao ar livre.

Turismo rural: um convite ao lazer fora da agitação do perímetro urbano - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Turismo rural: um convite ao lazer fora da agitação do perímetro urbano

Outro ponto de destaque refere-se a uma imersão mais profunda na cultura local. Os viajantes podem participar de festivais locais, experimentar a gastronomia regional e interagir com as comunidades locais. Essa autenticidade cultural cria laços significativos entre os visitantes e os habitantes locais, proporcionando uma experiência enriquecedora que vai além dos destinos convencionais.

Para o coordenador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Eneas Barros, o turismo rural cresceu nos últimos anos em razão da pandemia de Covid-19 e pela quantidade de atrativos que mereciam ser explorados.

“Nos arredores de Teresina existem muitos empreendimentos que oferecem diversos tipos de atrações, entretenimento, lazer, bem como temos passeios de cavalo, pescarias, esporte radicais, gastronomia, parques aquáticos, enfim, temos uma infinidade de serviços que mereciam ser descobertos pela população”, diz o gestor.

Barros destacou, ainda, que para dar maior visibilidade a esses empreendimentos nos arredores de Teresina, a prefeitura municipal idealizou a “Rota dos Sítios”.

Quando passou a fase da pandemia, as pessoas sentiram a necessidade muito grande de estar ao ar livre, de sair de casa, curtir a natureza e os arredores. Então essa rota surgiu por conta desse tipo de comportamento social e porque temos muito empreendimentos que ainda não eram conhecidos da população

Eneas BarrosCoordenador de Turismo da Semdec

Clique aqui e conheça na íntegra a rota dos sítios

Refúgio da correia diária

Um local em particular tem se destacado como a melhor opção nesta categoria: o Kitanda Petit. Localizado na PI-113, estrada de José de Freitas e a 4 km do posto da PRF, o empreendimento, que abriu suas portas em 2019, tem conquistado corações com sua culinária nordestina de qualidade e uma gama de comodidades que o tornam um destino inigualável.

O empresário e proprietário do espaço, Paulo Petit, disse que a idealização do sítio nasceu para que houvesse uma diferenciação de demais locais e ressaltar uma originalidade em experiências.

Paulo Petit, empresário - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Paulo Petit, empresário

“Você como empreendedor precisa criar um cenário seu, algo que a concorrência ficasse muito longe. Criamos esse espaço em algo que gostaríamos que só nós tivéssemos. Tudo nasceu de experiências minhas e da minha esposa em saídas casuais. Foi para preencher a necessidades de clientes”, relatou.

Uma das características que diferenciam o Kitanda Petit de outros destinos de turismo rural é a variedade de comodidades que oferece aos visitantes. O espaço é climatizado, proporcionando conforto em todas as estações do ano. Além disso, uma piscina convida os hóspedes a relaxar e se refrescar nos dias ensolarados. E para aqueles que desejam uma estadia mais íntima, os "Chalés do Kitanda Petit" são a escolha ideal.

Os quatro chalés privativos do "Kitanda Petit" são verdadeiros espaços de tranquilidade. Cada um deles oferece uma cama de casal, piscina privativa para momentos de relaxamento exclusivos, e até mesmo a integração com a assistente virtual Alexa para maior conveniência. Os chalés também incluem um frigobar e uma televisão para garantir que os hóspedes tenham tudo o que precisam ao alcance dos dedos.

Chalés do Kitanta Petit - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Chalés do Kitanta Petit

Turistas de todos os lugares

Visitando o Kitanda Petit pela primeira vez, o empresário Gilberto Silva ressaltou que o espaço é uma boa escolha para sair da cidade e aos filhos pequenos.

“Aqui foi construído um espaço ótimo para adultos, mas pensando nas crianças. Eu que tenho quatro filhos é um espaço louvável para meus pequenos. Para nós que estamos fugindo da ‘quintura’ e uma alternativa tranquila é bom demais”, disse o visitante.

Kitanda Petit - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Kitanda Petit

A professora Dilcilene Sousa, que visitava o local com um grupo de amigas, argumentou que realiza mensalmente esse tipo de turismo rural pelos atrativos diferenciais.

“A gente costuma o grupo vir para cá, pois é aconchegante, bom e a gente se sente muito à vontade. Aqui também é perto da natureza, a tem essa proximidade com o meio ambiente e também tem música boa. A gente consegue botar o papo em dia e fazemos isso praticamente todo o mês”, finalizou.