Portal O Dia

Piauí é estado mais quente do Brasil nesta quarta-feira (13)

Que o Piauí é uma região quente não é novidade. Mas nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, o estado é o mais quente de todo o Brasil. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo o modelo de previsão apresentado pela entidade, hoje as temperaturas máximas no Piauí atingiram 40 ºC. 

Reprodução/Whatsapp
Piauí é estado mais quente do Brasil nesta quarta-feira (13)

O climatologista Werton Costa explica que as altas temperaturas não estão relacionadas às ondas de calor previstas, mas sim às características climáticas do estado nesta época do ano. “A baixa cobertura de nuvens e ausência de chuvas potencializam a sensação térmica ou índice de calor”, afirma. 

Ainda conforme o especialista, a região sul do Piauí está em alerta para condições adversas de altas temperaturas, que devem aumentar até 3 ºC nos próximos dias. “Está sendo apontada uma elevação da temperatura máxima nos próximos três dias para os municípios do extremo sul, na faixa da divisa com o sul do Maranhão, Tocantins e Bahia”, destaca Werton Costa. 

Assis Fernandes/ODIA
Região sul do Piauí está em alerta para condições adversas de altas temperaturas

Teresina será a única capital do Nordeste a ser atingida por nova onda de calor

Uma nova onda de calor atinge o Brasil a partir desta quinta-feira, dia 14. Segundo o Climatempo, dentre todas as capitais do Nordeste, apenas Teresina deverá ser afetada com o aumento considerável da temperatura, que deverá ficar acima da média: de 3 a 5°C mais quente.

Ainda conforme o órgão, apenas a região mais ao Norte do Piauí não deverá ser afetada pela onda de calor. A previsão é que o calor diminua mais um pouco apenas a partir do dia 20 de dezembro.

Essa é a quinta onda de calor registrada no país, sendo já registrada a ocorrência do fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.

Cuidados devem ser redobrados

Nos períodos mais quentes, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Sendo assim, a ingestão de água é fundamental, pois o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento.

O uso do filtro solar também é essencial. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser espalhado por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

A seguir, confira mais orientações divulgadas pelo Ministério Da Saúde:

Proteja-se do sol e do calor

Reforçar a hidratação

Cuidados em casa

Cuidados com a saúde