Será lançado hoje (15), pelo Governo do Piauí, o maior projeto de produção de hidrogênio verde (H2V) do mundo. Nesta sexta será fechada a parceria entre o Estado e as companhias europeias Green Energy Park e Solatio para instalação das plantas industriais na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, em Parnaíba.
LEIA TAMBÉM
O investimento previsto é de R$ 200 bilhões ao longo dos próximos anos com geração de mais de 20 mil empregos diretos com os projetos. A expectativa é que sejam gerados 20 GW de potência em energia a partir da produção de Hidrogênio Verde. As obras da usina devem começar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até 2025.
Para o governador Rafael Fonteles, a parceria que será selada hoje entre o Piauí e as companhias europeias para produzir Hidrogênio Verde vão impulsionar a economia do Estado e criar novas oportunidades de negócios, trabalho, emprego e renda.
“O Piauí passará a ser também o local ideal para instalação de indústrias que queiram produzir produtos verdes, como aço verde, fertilizantes verdes e afins. Do ponto de vista ambiental, esse projeto terá repercussão em âmbito global”, afirmou o governador.