O Piauí recebeu do Programa Nacional de Imunização as primeiras doses da vacina contra a Mpox na manhã desta sexta-feira (14). Nesta primeira etapa, os imunizantes são destinados a população em grupos de risco para as formas graves da doença, pessoas que vivem com HIV/Aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus. Para serem vacinadas, as pessoas devem esperar o contato da autoridades de saúde.
Leia também: Piauí recebe 83 mil doses de vacinas contra Covid-19 para imunização de crianças
Segundo a Coordenação de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ministério da Saúde enviou 127 doses da vacina contra MPox. O esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa, com intervalo de 28 dias entre cada dose, e para pessoas acima de 18 anos.
No estado do Piauí os imunizantes estarão disponíveis nas cidades de Teresina (Sala de Vacinação Especial do Hospital Infantil Lucídio Portella – para pacientes acompanhados pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella e pelo Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo), em Parnaíba, Piripiri, Oeiras, Floriano e Picos (Serviço de Atendimento Especializado em Saúde – para as pessoas atendidas pelo serviço).
“No Piauí, os centros especializados entrarão em contato com essas pessoas para que eles possam comparecer para receber suas vacinas. A Sesapi já está com o levantamento desses indivíduos que possuem as condições estabelecidas pelo PNI para receber a vacina. Lembrando que são duas doses e é necessário o retorno para a segunda aplicação, para que a proteção contra a Mpox seja garantida”, disse a coordenadora de IST’s da Sesapi, Karina Amorim.