Com o aumento do calor que atinge o Piauí nas últimas semanas e em meio ao B-R-O-Bró (período mais quente do ano), sobe também o consumo de energia em razão da quantidade de aparelhos de climatização ligados nas tomadas. Levantamento feito pela Equatorial Piauí revelou que o Estado registrou neste mês de setembro duas marcas históricas no consumo de energia elétrica.
Nos dias 21 e 25 de setembro foi registrada a maior demanda de energia no Piauí dos últimos 10 anos. Em 21 de setembro, às 23h, o Estado teve um pico de 877 MW de demanda. No dia 25 de setembro, a demanda máxima foi de 905 MW às 23h.
O Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, explica o aumento desse consumo.
A expectativa da Equatorial Piauí é de que essa demanda seja ainda maior no mês de outubro, que é considerado historicamente como o pico do B-R-O-Bró.
Consumo de energia é proporcional ao aumento do calor
O levantamento da Equatorial Piauí aponta ainda que os municípios piauienses que registraram aumento de consumo de energia coincidem com as cidades que, este ano, registraram aumento da temperatura. O ranking da concessionária revela que Picos teve uma média de crescimento de consumo na casa dos 14,60%, seguida de Teresina (13,21%), Floriano (12,30%), Piripiri (11,67%) e Parnaíba (10,8%).
Como economizar na conta de luz durante o B-R-O-Bró?
A Equatorial Piauí dá algumas dicas para que o consumidor não sinta tanto no bolso o resultado do aumento do calor. O ideal é que aparelhos eletrônicos devam ser sempre desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, porque mesmo em modo stand-by, eles acabam consumindo energia.
Outra dica é que o ar-condicionado possa ficar com temperatura próxima a 23°C, pois abaixo disso o aparelho acaba forçando mais um pouco o consumo de energia, o que acarreta em uma conta mais alta. O consumidor também pode programar o ar-condicionado para desligar sozinho após alcançar a temperatura ideal.
É importante também evitar deixar lâmpadas ligadas durante o dia, principalmente na área externa da casa. À noite, o consumidor pode desligar as lâmpadas dos ambientes que não estiver utilizando.
Em relação à geladeira, é recomendado evitar ficar abrindo de forma frequente, porque quanto mais tempo ficar aberta mais alto será o consumo do eletrodoméstico. Por fim, outra orientação é sempre ficar atento as manutenções recomendadas no manual pelos fabricantes dos eletrodomésticos e ao adquirir novos equipamentos, buscar sempre aqueles que possuem Selo Procel A, pois consomem menos energia.