A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (16) uma ação para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de drogas interestadual entre o Piauí e o Ceará. A ação foi batizada de Operação Carga Oculta e consiste no cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva e três de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Teresina. De acordo com a Polícia Federal, as investigações que culminaram na ação de hoje (16) começaram a partir da prisão de um homem que transportava 77 tabletes de maconha distribuídos em malas de viagem em um ônibus interestadual. O veículo seguia para Fortaleza.
“A continuidade do trabalho investigativo evidenciou a existência de outros envolvidos na ação e uma possível associação criminosa atuando no tráfico de drogas pelo modal rodoviário entre os dois estados”, disse a PF em nota. Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas interestadual, cujas penas somadas podem chegar a 25 anos de prisão.
12 pessoas foram presas no começo do ano por lavagem de dinheiro do tráfico
Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal havia deflagrado outra operação para combater o tráfico de drogas, desta vez entre os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, São Paulo e Rondônia. Na ação, 12 pessoas foram presas por lavagem de dinheiro do tráfico. No Piauí, os alvos foram localizados em Luís Correia.
O dinheiro proveniente do tráfico era movimentado por meio de transferências e saques das contas dos investigados para contas de terceiros. Esse mesmo dinheiro era usado para pagar fornecedores de entorpecentes na fronteira.
_______________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.