Portal O Dia

Prefeitos piauienses buscam apoio de parlamentares para a presidência da APPM

Após as eleições municipais, a atenção dos prefeitos eleitos do Piauí volta-se à próxima presidência da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). Além das discussões sobre uma transição de gestão transparente e eficiente, os novos gestores estão articulando apoio para definir quem liderará o órgão nos próximos anos. Nesse cenário, o envolvimento de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) surge como uma estratégia para fortalecer as candidaturas.

Nos últimos dias, a Alepi tem sido ponto de encontro de prefeitos eleitos de diversas regiões do estado. O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), considera as movimentações naturais e ressalta o papel do Parlamento como ponte entre os parlamentares e os gestores municipais, visando o desenvolvimento de seus municípios e a captação de recursos.

Assis Fernandes / O DIA
Prefeitos piauienses buscam apoio de parlamentares para a presidência da APPM

“A lógica agora é fazer essa interação parlamentar com suas bases. Também tem o aspecto político da renovação da APPM. Então, existe um processo de articulação e a Assembleia passa a ser a ressonância política também em vários aspectos, inclusive, nessa integração com os prefeitos eleitos em busca de recursos, emendas, mas também dialogando com seus parlamentares acerca da que acontecerá na APPM”, relatou.

O presidente da Alepi enfatizou ainda que o diálogo entre os novos prefeitos e os deputados estaduais é benéfico, já que muitos desses parlamentares tiveram papel importante na eleição de seus aliados municipais.

“Tem toda uma articulação. Aqui cada deputado e deputada tem uma relação direta com os prefeitos e prefeitas eleitas e a lógica é que haja, até a eleição, muita interação dos prefeitos e prefeitas com seus representantes, tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa”, completou.

Disputa pela presidência da APPM

Ao menos nove nomes haviam se colocado na disputa pela presidência da APPM. Além de Admaelton Bezerra, outros nomes que também demonstraram interesse em participar da disputa eram Miltinho (PSD) de Gilbués; Fernanda Marques (PT) de Luzilândia; Guilherme Maia (PSD) de Wall Ferraz; Manoel Portela Neto (PT) de Aroazes; Olavo Júnior (MDB) de Buriti dos Montes; Pompílio Evaristo (PSD) de São Miguel do Tapuio e Wilton Coutinho (MDB) de Massapê do Piauí.

Até o momento, apenas o prefeito Josué (PP), reeleito gestor de Morro Cabeça do Tempo, está no páreo como único candidato da oposição na disputa pela presidência da APPM. Ainda não se há informações se os oposicionistas irão dar sustentação ao nome de Josué ou se outros nomes do grupo ainda deverão ser avaliados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.