Após quase um mês da eleição para reitor e vice-reitor, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) ainda não homologou o resultado da consulta feita à comunidade acadêmica, que resultou na eleição de Nadir Nogueira e Edmilson Miranda. O resultado precisa ser apreciado e homologado pelo Conselho Universitário (CONSUN) para a formação da lista tríplice que será enviada ao Governo Federal. De posse da lista tríplice, o presidente da República nomeará os novos reitor e vice-reitor e só então eles poderão tomar posse.
Na última segunda-feira (10), o Conselho Diretor da UFPI se reuniu com o Conselho Universitário, mas o resultado da eleição para reitor não chegou a ser apreciado. Em nota pública, a Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI) manifestou preocupação com a demora na homologação do resultado e destacou que isso compromete o andamento regular das atividades institucionais.
“A realização da consulta universitária é um processo democrático essencial para a escolha da administração da UFPI. Respeitar os trâmites internos e externos que regulamentam essa escolha é vital para assegurar que a voz da comunidade universitária – composta por docentes, discentes e técnicos administrativos – seja ouvida e respeitada. A UFPI, como espaço de produção e disseminação de conhecimento, deve ser um exemplo de gestão transparente e democrática, onde a vontade da comunidade acadêmica seja respeitada”, diz a nota.
A eleição para reitor e vice-reitor da UFPI ocorrida no dia 15 de maio foi a primeira da história da universidade a contar com três mulheres encabeçando as chapas. Além de Nadir Nogueira e Edmilson Miranda, também concorreram a professora Lívia Nery, tendo o professor Welter Cantanhêde como candidato a vice-reitor; e Flávia Lorenne, tendo como candidato a vice o professor Viriato Campelo.
Nas redes sociais, reitora eleita da UFPI, Nadir Nogueira, se pronunciou sobre a demora na homologação do resultado da consulta à comunidade. “No momento atual estamos seguindo para a próxima etapa, que é o Conselho Universitário homologar este resultado. Lembrando que já estamos quase fazendo 30 dias e estamos ainda aguardando o CONSUN se reunir. Que este conselho vote a lista tríplice trazendo meu nome e do professor Edmilson para compor o número um”, disse Nadir.
Legislativo do Piauí cobra da reitoria da UFPI informações sobre homologação do resultado
O Poder Legislativo do Piauí também quer explicações sobre a demora da Universidade Federal do Piauí em homologar o resultado da eleição para reitor e vice-reitor. O presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), encaminhou requerimento solicitando do atual reitor, professor Gilsádio Guedes, informações sobre a homologação da consulta eleitoral do quadriênio.
A reportagem do Portalodia.com procurou a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em nota, a Administração Superior disse que o processo foi para a Comissão Eleitoral, com o objetivo de averiguar denúncias que foram veiculadas na imprensa local, e ainda não foi devolvido para o Conselho Universitário.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.