O governador Rafael Fonteles (PT) solicitou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) autorização para se ausentar do país para viagem oficial aos Estados Unidos América neste mês de agosto. A leitura do pedido aconteceu nesta terça-feira (1º) na abertura dos trabalhos legislativos para o segundo semestre.
O chefe do Executivo embarcará no dia 12 e deve permanecer nos EUA até o dia 22 de agosto. Rafael deverá realizar visitas técnicas e temáticas nas áreas de soluções tecnológicas e ecossistemas de inovação. Para a Alepi, o Palácio de Karnak justificou que essa agenda é “imprescindíveis para o desenvolvimento do Estado do Piauí”.
Após ser lido em plenário, o pedido seguirá para apreciação das comissões técnicas da Casa e retornará para votação dos parlamentares. No período de 10 dias, o vice-governador Themístoles Filho (MDB) assume o cargo. Desde o início do governo, Fonteles já realizou três viagens internacionais para países da Europa.
Os compromissos do governador no exterior estão voltados para setores de inovação tecnológica, energias renováveis e operação do Porto de Luís Correia. Em março, ele inaugurou os escritórios da Investe Piauí em Portugal e na Estônia. Em junho, Fonteles cumpriu agenda administrativa na Espanha, Alemanha, Inglaterra e Suécia. No mesmo mês, ele esteve em Roma, onde acompanhou o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, no recebimento do pálio arquiepiscopal.