Neste domingo, 2.573.810 piauienses vão às urnas eletrônicas elegerem os 30 deputados estaduais, 10 deputados federais, um senador, um governador e vice, e votarem para presidente da República. A cidade de Teresina, Capital do estado, é o maior colégio eleitoral do Piauí, com 564.890 eleitores. Miguel Leão, com 1.572 eleitores, é o menor.
Leia também: No Piauí, 32 parlamentares vão disputar a reeleição neste domingo
Na eleição para o governo do Piauí, a disputa é a mais acirrada dos últimos 20 anos. São oito candidatos, mas Rafael Fonteles, do PT, e Silvio Mendes, do União Brasil, travam uma batalha voto a voto.
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Dicas para o dia de votação
A equipe de reportagem do O DIA separou algumas dicas para o dia de votação nas Eleições 2022. Confira:
Ordem da votação
O eleitor deve ficar atento a ordem de votação, que este ano aparecerá da seguinte forma:
- •Deputado Federal (com quatro dígitos);
- •Deputado Estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos);
- •Senador (com três dígitos);
- •Governador (com dois dígitos);
- •Presidente da República (com dois dígitos).
Caso queira, é possível escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais.
Voto de legenda
Nestas eleições, para os cargos de deputado federal e estadual (ou distrital), o eleitor pode votar apenas na legenda. Funciona assim: os dois primeiros números a serem digitados na urna deste cargos são os números do partido. Ao votar, você pode digitar apenas esses números e parar por aí, apertando a tecla “confirma”. Assim, o voto será computado para o partido. Quanto mais votos a legenda receber, mais vagas vai ter nas casas legislativas.
Colinha
Antes de sair de casa, anote em um papel a ordem dos cargos que você deverá preencher na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos em quem pretende votar. Essa colinha vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna; afinal, são muitos números para lembrar.
É possível também imprimir a colinha no Portal do TSE e preencher com os números dos candidatos escolhidos. O link para a impressão é este aqui: https://www.justicaeleitoral.jus.br/cola-eleitoral-eleicoes-2022/.