Portal O Dia

Acesso à rua no Morro da Esperança é bloqueado por acúmulo de lixo

Um lixão a céu aberto, situado no cruzamento da Rua Amazonas com a Rua Professor Fernando Marquês, no bairro Morro da Esperança, na zona Norte da cidade, tem causado sérios transtornos aos moradores da região. Há cerca de duas semanas, o acúmulo de lixo, que inclui eletrônicos, objetos de construção, alimentos e até animais mortos, bloqueia o acesso à rua, gerando preocupação e desconforto para a comunidade.

Assis Fernandes/O Dia
Moradores denunciam lixão a céu aberto no Morro da Esperança

A situação se agravou nas últimas duas semanas. Segundo Cláudia Souza, responsável por uma lavanderia comunitária, localizada próximo ao lixão, são os próprios moradores do entorno que depositam lixo no local e, até o momento, não houve iniciativa para a resolução do problema.

“Eu gostaria que as autoridades viessem limpar essa sujeira que está horrível. Está prejudicando a gente que trabalha na lavanderia e os clientes também se sentem incomodados. O pior é que a população está colcoando mais lixo e a situação só tem se agravado”, observa Cláudia Souza.

A reportagem esteve no local, nessa segunda-feira, 12, e flagrou carroceiros despejando lixo no local. Os moradores também estão insatisfeitos com a falta de ação.

Carlos Ferreira, morador da Rua Amazonas, ressalta que o problema se agravou quando um contêiner que era usado para depositar lixo foi retirado do local. Desde então, não ocorreram fiscalizações ou outras ações da prefeitura para impedir o despejo irregular de lixo.

Assis Fernandes/O Dia
Carlos Ferreira, residente na Rua Amazonas

“Não vi ninguém aqui para retirar esse lixo. Prometeram que as caçambas seriam retiradas, mas até agora não apareceu ninguém, a situação piorou bastante a cada dia que passa”, ressalta Carlos.

O Portal O Dia procurou a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro para obter um esclarecimento sobre o assunto. Segundo a entidade, devido a uma mudança recente na empresa responsável pela limpeza urbana, houve um atraso na manutenção dos terminais de integração. Além disso, a nova empresa contratada deve regularizar a limpeza o mais rápido possível.

Confira a nota na íntegra:

“A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro tomou conhecimento sobre o acúmulo excessivo de lixo na rua Amazonas, no bairro morro da esperança.

A SAAD Centro informa que houve uma mudança na empresa responsável pela limpeza urbana. A nova empresa já contratada está movimentando o maquinário nesta semana para regularizar a limpeza o mais rápido possível.

Pedimos também a colaboração da população nessa missão, a fim de criar um ambiente mais saudável e agradável para todos.”


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.