O período chuvoso sempre trouxe inúmeros problemas de alagamento, principalmente para quem reside na região do bairro Gurupi, zona Sudeste de Teresina. Entretanto, com a inauguração da galeria de drenagem, à margem esquerda da BR-343, nesta segunda-feira (01/07), essas complicações serão solucionadas.
A galeria tem mais de 200 metros de extensão, com tubos de 3m x 3m, e custou ao Governo do Estado do Piauí R$ 22 milhões, tendo capacidade de vazão de 150 mil litros de água por segundo. O projeto visa dar vasão à passagem do Riacho Mandacaru, que, depois do Rio Poti, é a maior sub bacia em Teresina, com 15 km de extensão.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância da obra para solucionar essa antiga problemática, enfatizando que a galeria trará grandes melhorias para a cidade e ressaltando a magnitude da infraestrutura utilizada na construção da galeria.
“Obra difícil de ser feita, pois está dentro da cidade, com o tráfego pesado de veículos saindo de Teresina para Altos, e uma obra de drenagem colossal. É uma obra que as pessoas não veem, porque está embaixo do chão, mas tem um benefício espetacular. É uma verdadeira ponte, garantindo que essa principal via de escoamento das águas naturais de Teresina, que sofreram prejuízos em função de diversos condomínios criados ao longo da saída da cidade, está definitivamente corrigido, preservando os condomínios, a BR, o trânsito e toda a urbanização”, disse.
Leonardo Sobral, diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PI), comentou que a construção é uma das maiores obras de drenagem já realizadas em Teresina, beneficiando milhares de pessoas e possibilitando um maior crescimento da região nos próximos anos, com a construção de condomínios, hotéis e escolas.
“Uma das maiores obras de drenagem urbana já realizadas em Teresina. Com essa infraestrutura, estamos solucionando de uma vez por todas os problemas de alagamento que ocorriam ano após ano, principalmente no período chuvoso. Observamos que, neste ano, ainda com a obra em execução, entre os meses de janeiro a março, choveu consideravelmente na capital e não houve alagamento, ou seja, a obra já produziu efeitos positivos, impactando na qualidade de vida das pessoas. Essa obra vai garantir o crescimento sustentável e a segurança de todos que utilizam a BR-343 diariamente. Essa expansão vai produzir efeitos no escoamento das águas e trará segurança para os próximos 30 anos, já prevendo o crescimento dessa região”, concluiu o gestor.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.