Portal O Dia

Bombeiros concluem investigação contra sargento acusado de agredir jornalista

O sargento Gilvan Freitas Rodrigues, acusado de agredir sua ex-esposa, a jornalista Yara Ataíde, em Timon, feriu o Código de Ética Militar. Foi isso o que concluiu a sindicância aberta pela Corporação para investigar a conduta de Gilvan. O processo foi instaurado no dia 19 de setembro após as denúncias de violência doméstica terem sido expostas pela jornalista nas redes sociais. A sindicância concluiu que há indícios no comportamento do sargento que podem levar à sua punição disciplinar, ou seja, há indícios de descumprimento da ética militar.

Reprodução
Bombeiro acusado de agredir ex-mulher descumpriu Código de Ética, diz Corpo de Bombeiros

Em vídeos publicados por Yara, o sargento Gilvan aparece dando socos em sua ex-mulher e mesmo após ela tê-lo denunciado à polícia, ele seguiu lhe enviando ameaças via Whatsapp. Em um áudio para Yara, Gilvan chega a afirmar que “o feitiço pode virar contra o feiticeiro” e pede que ela vá em frente com o processo tendo ciência do que pode acontecer com o ela e os filhos do casal.

O processo aberto pelo Corpo de Bombeiros apurou se a conduta de Gilvan feria os princípios da Corporação e de seu ofício. A conclusão a que chegou O Conselho de Disciplina foi de que os indícios encontrados no processo podem culminar em punição disciplinar, ou seja, o sargento teriam sim descumprido pontos do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado do Piauí. Segundo os Bombeiros, a conduta adotada por ele iria contra os princípios norteadores de seu ofício.

A partir de agora, o Corpo de Bombeiros vai analisar em um outro processo se o sargento Gilvan será ou não expulso dos quadros da Corporação. Ele já se encontra afastado de suas funções e teve sua arma apreendida desde o dia em que as denúncias vieram à tona. Pelo Código de Ética dos Militares do Piauí, as sanções passíveis de serem aplicadas ao sargento são: advertência, repreensão, suspensão, reforma disciplinar compulsória, demissão, licenciamento e a exclusão a bem da disciplina.

Confira abaixo a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra sobre a conclusão da sindicância contra Gilvan:

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) informa que a sindicância instaurada para apurar os fatos envolvendo o 1º Sargento Gilvan Freitas foi concluída no último dia 30 de outubro.

O Comando do CBMEPI fará a análise da sindicância que, com base nos indícios, poderá culminar em punição disciplinar, ou mesmo em Conselho de Disciplina, conforme previsto no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado do Piauí (Lei Estadual 7.725/2022).

Sargento deu mata-leão na ex-mulher na frente da filha do casal

Em setembro passado, a jornalista Yara Ataíde usou as redes sociais para denunciar seu ex-marido, o sargento do Corpo de Bombeiros, Gilvan Freitas Rodrigues, por violência doméstica. Segundo a jornalista, as agressões físicas e psicológicas eram comuns enquanto estavam em um relacionamento e aconteciam inclusive na frente dos filhos pequeno do casal.

Em um dos vídeos que foram divulgados por Yara, o sargento aparece aplicando um golpe mata-leão nela na frente da filha. Este não foi o primeiro episódio de violência protagonizado por Gilvan. De acordo com a jornalista, ele já havia lhe agredido antes e ainda chegou a lhe amaçar caso ela prosseguisse com a ideia de denunciá-lo.

Em um áudio encaminhado a Yara no dia em que ela o denunciou, Gilvan disse: “E outra coisa. Tu esquece que, se por acaso eu perder minha farda, eu vou prejudicado, teus filhos vão junto, tu vai junto. Eu acho que tu esquece isso também, né? Mas vai à vontade. Vai embasada, viu? Vai embasada, porque o feitiço pode virar contra o feiticeiro”. Yara tornou o áudio público.

Após as denúncias, o Corpo de Bombeiros do Piauí anunciou abertura de sindicância e o afastamento do sargento. Além do processo disciplinar, Gilvan é alvo também de um inquérito policial na Delegacia da Mulher de Timon por violência doméstica, ameaça e descumprimento de medida protetiva.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.