A Prefeitura de Teresina anunciou a criação do Comitê de Prevenção aos Desastres (COMPRED), órgão responsável por planejar, articular e coordenar ações de prevenção, proteção e defesa civil no município. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município nessa quarta-feira (27).
LEIA TAMBÉM
De acordo com o decreto, o COMPRED será vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF). A Prefeitura justificou a iniciativa como uma estratégia para fortalecer a preparação e a resposta a possíveis desastres naturais, mistos ou causados pela ação humana. O comitê terá como missão estruturar e implementar medidas emergenciais para mitigar riscos e proteger a população em situações de crise.
A criação do COMPRED reflete a necessidade de uma abordagem mais robusta e integrada diante dos desafios impostos pelo período chuvoso em Teresina, que historicamente traz problemas como alagamentos e deslizamentos na capital piauiense.
A gestão pública municipal determinou alguma ações para o desenvolvimento do comitê, entre eles:
- Defesa Civil: conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social;
- Desastre: o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais; e
- Situação de Emergência: situação anormal provocada por desastre, capaz de causar danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do Poder Público Municipal.
O comitê é composto por vários gestores municipais, entre eles Marcos Vinícius (Defesa Civil), James Guerra (Semduh), Aline Teixeira (Semcaspi), Oriana Bezerra (Zoonoses) e Cel. José Arimateria (Corpo de Bombeiros). Os trabalhos a serem desenvolvidos pelo Comitê Municipal de Prevenção aos Desastres serão coordenados por Marcos Rolf Aragão Gomes.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.