Portal O Dia

G20 em Teresina: população pode participar de discussões no dia 20 de maio

Cerca de 50 delegações internacionais do Grupo dos Vinte (G20) se reunirão em Teresina na próxima semana, entre os dias 22 e 24 de maio. As autoridades discutirão, em reuniões técnicas, os termos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, um dos principais focos do fórum de cooperação econômica internacional, que se reúne anualmente em diversos países do mundo.

"O Brasil voltou ao cenário e protagonismo internacional, com o Piauí recebendo delegações de todo o mundo e contribuindo para a resolução do grave problema mundial da fome e da insegurança alimentar, para que possamos avançar em direção ao seu fim”, destaca o Secretário de Governo, Marcelo Noletto.

Jailson Soares/ O DIA
Secretário de Governo, Marcelo Nolleto

As reuniões técnicas não serão abertas ao público e acontecerão no Centro de Convenções de Teresina. No entanto, no dia 20 de maio, os teresinenses que já se inscreveram poderão participar da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que ocorrerá na Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI). Nesse evento, que contará com a participação do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias, as pessoas poderão contribuir com ideias para mitigar o problema da fome e da pobreza no mundo.

Ainda no dia 20, ocorrerá o seminário "Na Rota para o G20: A Experiência Recente do Piauí no Combate à Fome e à Pobreza", das 10h às 12h, e o debate “Enfrentamento à Fome e Combate à Pobreza: Contribuições da Sociedade Civil”, a partir das 14h, também na FIEPI.

“Haverá uma reunião com os ministros e um seminário que apresentará uma pesquisa da ONU mostrando a evolução do IDH do Piauí, associada às políticas públicas que foram adotadas. Os demais momentos serão discussões técnicas e reuniões fechadas com as delegações”, esclarece o secretário.

Reprodução/Governo Federal
Em Teresina, a programação do G20 terá início no dia 20 de maio

A escolha de Teresina para sediar os encontros do G20 leva em consideração o fato de o Piauí ter sido um dos principais exemplos no combate à fome. Foi em um município do interior do estado, chamado Guaribas, que o ‘Fome Zero’ foi instituído e mudou a vida de milhares de pessoas.

“O Fome Zero mostrou sua eficiência, e tivemos a expansão em várias áreas, como na habitação e infraestrutura da cidade. Através do projeto, vimos que é possível e viável que políticas públicas feitas de forma responsável modifiquem as situações de vulnerabilidade social”, destaca o sociólogo Arnaldo Eugênio.

As reuniões técnicas realizadas neste primeiro momento culminarão na Cúpula de Chefes de Estado e Governo em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. “Delegações de vários países participarão dessas reuniões técnicas para coletar ideias que vêm do povo e consolidá-las em um texto. Esse texto, ao final do ano, será apresentado como um pacote de propostas e soluções concretas para que os países possam aderir e desenvolver essas políticas que irão reduzir a fome e a pobreza”, conclui Marcelo Noletto.

___________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.