Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

G20 em Teresina: veja como ficará o trânsito durante o evento e se planeje

Strans interditará faixas nas Avenidas Gil Martins e Marechal Castelo Branco, onde acontecerão as reuniões.

17/05/2024 às 10h17

Teresina sediará entre os dias 20 e 24 de maio a reunião do Grupos dos 20, o G20. A capital piauiense receberá delegações internacionais com representantes de várias nações em dois eventos. Um será realizado no prédio da Fiepi (Federação das Indústrias do Piauí) e outro no Centro de Convenções de Teresina. Em razão do esquema de segurança que será montado, o trânsito próximo aos locais onde o G20 de reunirá passará por mudanças.

O Portalodia.com conversou com o assessor jurídico da Strans, Jomerito Ribeiro, que explicou quais mudanças ocorrerão no trânsito em Teresina durante o G20 e como os condutores podem se planejar para evitar pegar vias interditadas ou bloqueios.

G20 em Teresina: veja como ficará o trânsito durante o evento e se planeje - (PMT/Divulgação) PMT/Divulgação
G20 em Teresina: veja como ficará o trânsito durante o evento e se planeje

A primeira interdição vai acontecer na Avenida Industrial Gil Martins, na zona Sul, próximo ao prédio da Fiepi, na altura do Detran. A Gil Martins será interditada do lado direito da via entre a Avenida Miguel Rosa e a Rua Joca Broxado, no sentido Oeste-Leste. Para dar fluidez ao trânsito, a Strans publicará uma portaria autorizando o uso da faixa exclusiva de ônibus na Gil Martins por veículos particulares. O documento deve sair ainda nesta sexta (17).

“A Strans vai autorizar a exclusivamente na segunda-feira o trânsito de veículos particulares pela faixa exclusiva da Gil Martins, toda a faixa durante o dia todo, em razão do evento. Lembrando que vai ser proibido o estacionamento de carros de terceiros e particulares na faixa à direita, próximo à Fiepi. Este espaço vai ser exclusivamente reservado aos veículos que vão fazer parte do G20”, explica Jomerito.

Lembrando também que toda a faixa de ônibus da Avenida Gil Martins que ficará liberada para trânsito de veículos particulares é no sentido Oeste-Leste. O sentido Leste-Oeste continua sendo o proibido o trânsito na faixa na segunda-feira (20).

Reuniões do G20 em Teresina acontecem na semana que vem  - (Reprodução/Governo Federal) Reprodução/Governo Federal
Reuniões do G20 em Teresina acontecem na semana que vem

Também haverá interdições no trânsito para as reuniões do G20 que acontecem entre a terça-feira (21) e a sexta (24), no Centro de Convenções. A Strans vai isolar duas faixas na direita, no sentido Norte-Sul, na Avenida Marechal Castelo Branco. Essas duas faixas serão dedicadas exclusivamente para o estacionamento de veículo que farão parte do evento e para a operação de embarque e desembarque de passageiros.

A Superintendência de Trânsito também publicará uma portaria autorizando as pessoas a estacionarem seus veículos nas faixas de cliclistas e no passeio da Marechal Castelo Branco durante os dias de reunião do G20. Quem explica é Jomerito Ribeiro.

“No sentido Sul-Norte da Avenida Marechal Castelo Branco vai ser autorizado, exclusivamente em razão do evento, o estacionamento de veículos na ciclo faixa e ciclovia da via. São quatro faixas de cada sentido: duas serão interditadas e duas serão liberadas para que a população possa ter o direito de ir e vir”, diz o representante da Strans.

Por questão de segurança, em todo o entorno do Centro de Convenções só será permitida a circulação de veículos que fazem parte do G20. A Strans destacará 30 agentes de segunda a sexta-feira para controlar o fluxo e fazer as interdições sem causar congestionamentos nos locais onde acontecerão as reuniões.

Quanto ao esquema de segurança do G20 no Piauí, a Polícia Federal informou que não divulgará o planejamento.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.