Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí será apresentado como referência em redução da pobreza no encontro do G20, em Teresina

Mais de 50 autoridades estrangeiras estarão em Teresina, entre os dias 20 a 24 de maio, para uma reunião preparatória da Cúpula de Líderes do G20.

04/03/2024 às 16h01

No mês de maio, a capital piauiense será uma das 15 cidades-sedes do país a sediar algumas das atividades do G20, grupo composto pelas maiores economias do mundo. Para dialogar sobre o tema e alinhar as tratativas para viabilizar o evento, uma reunião com o Governo do Piauí e ministros do governo Lula foi realizada nesta segunda-feira (4) no Palácio de Karnak, em Teresina.

De acordo com as informações, mais de 50 autoridades estrangeiras estarão em Teresina, entre os dias 20 a 24 de maio, para uma reunião preparatória da Cúpula de Líderes do G20. O governador Rafael Fonteles afirmou que o Piauí será apresentado ao mundo como exemplo bem-sucedido de redução de pobreza por meio de ações dos Governos Estadual e Federal adotadas no início do século.

Piauí será apresentado como referência em redução da pobreza no encontro do G20, em Teresina - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Piauí será apresentado como referência em redução da pobreza no encontro do G20, em Teresina

Vamos colocar o Piauí em evidência para sensibilizar o mundo inteiro dessa pauta prioritária do presidente Lula, que é exatamente a redução da pobreza, a erradicação da fome

Rafael FontelesGovernador do Piauí

Fonteles disse, ainda, que serão apresentados as potencialidades do Estado quanto ao turismo e as vantagens cooperativas ao mundo interior durante os eventos do G20 que ocorrerão em Teresina.

Presente na reunião, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que a reunião teve o objetivo de alinhar as estratégias necessárias para que o evento na capital seja realizado de forma segura e responsiva.

“Nós vamos ter um momento de preparação técnica onde teremos os termos da aliança global contra a fome e a pobreza que vai ser apreciado em novembro, no Rio de Janeiro, na Cúpula com os presidentes de países do G20 e outros órgãos internacionais. É um momento muito importante e aqui a preparação sobre segurança, logística para a responsabilidade de receber bem esse evento”, explicou o ministro.

Participaram ainda da reunião o ministro do Itamaraty, Carlos Vilanova, além de assessores técnicos dos Governos Estadual e Federal.

Calendário de atividades do G20

O calendário de atividades para o G20 começou ainda em 2023, quando o Brasil assumiu a presidência temporária do grupo. Até novembro, terão sido mais de 120 eventos distribuídos ao longo do ano em 15 cidades-sede do país. O cronograma inclui 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais. O Rio de Janeiro será palco de duas reuniões de cúpula: a social e a dos chefes de Estado e de Governo, que receberá os líderes dos países do G20 e dos países convidados.

As reuniões das maiores economias do mundo terão início entre os dias 11 e 15 de dezembro, em Brasília, no Palácio Itamaraty. O Brasil assumiu em 1º de dezembro de 2023 a presidência temporária do G20. O mandato tem duração de um ano e se encerrará em 30 de novembro de 2024.

Com informações do Governo do Piauí