Portal O Dia

Irmãos soltos em condicional voltam a ser presos por furto de veículos em Teresina

José Luan Vasconcelos Cirqueira e José Lucas Vasconcelos Cirqueira, ambos irmãos, voltaram a ser presos, nessa segunda-feira (11), após serem interceptados por furtarem veículos em Teresina. Em setembro do ano passado, os parentes foram detidos por utilizarem fardamento da Polícia Civil para praticar crimes.

Os acusados utilizavam bloqueadores de sinais de alarme e trava, conhecido como “Chapolim”, para realizar os crimes. Segundo o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zannata, as equipes de investigação receberam a notícia de um roubo praticado nas proximidades de um restaurante, localizado na Avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina, e iniciaram a coleta de indícios que apontaram a autoria e materialidade do crime.

Divulgação/SSP-PI
Irmãos voltaram a presos em Teresina

“Após coletar as informações, fizemos o deslocamento e conseguimos localizar os acusados em um novo veículo, já utilizado em outras práticas criminosas. Vale ressaltar que após monitoramento dos alvos, conseguimos flagrar o momento exato em que estavam realizando a entrega dos objetos furtados a outro membro do grupo criminoso, no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste da capital”, explicou o delegado.

No decorrer da ação policial, que culminou na prisão dos acusados, foram encontrados em posse de .L.V.C. um tablet, um token, um boné de propriedade da vítima que havia sido roubado na frente do restaurante, e em posse de J.L.V.C. foi localizado um aparelho celular iPhone com restrição de furto na cidade de Campo Maior.

Divulgação/SSP-PI
Material, fruto dos delitos, apreendidos na ação policial

Ainda segundo as informações, os presos informaram à polícia que o notebook e iPad subtraídos estavam escondidos em compartimento localizado entre o Shopping da Cidade e a Praça da Bandeira, Centro de Teresina, para verificar se havia algum aplicativo de monitoramento ativo. Os policiais foram até o local relatado e atestaram as informações.

Além disso, os presos respondem pelos crimes de receptação, furto, associação criminosa, entre outros crimes, e estavam soltos na condicional.

A prisão dos irmãos foi realizada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Diretoria de Polícia Metropolitana, 5° DP, 11° DP e 12° DP.

Utilização de fardamento policial

Em setembro do ano passado, ambos os irmãos foram presos por utilizarem fardamento da Polícia Civil do Piauí para praticar diversos crimes. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela comarca do município de Altos.

À época, o delegado Tales Gomes informou ao O Dia que alguns integrantes do grupo já haviam sido presos e a investigação prosseguiu até que os dois irmãos fossem localizados nos bairros Novo Horizonte e Taboca do Pau Ferrado.