Na manhã desta segunda-feira (19), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) realizou o resgate de um jacaré dentro de uma piscina localizada no setor de esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Petrônio Portela, em Teresina. O animal capturado mede cerca de 1,2 metros.
Segundo informações do BPA, o setor onde o animal foi localizado fica às margens do Rio Poti e o registro de animais silvestres na região é comum.
LEIA TAMBÉM
“Recebemos uma ocorrência via Copom do pessoal do setor de esporte da Universidade Federal. Geralmente temos registros de capivara e jacaré nesta região. A equipe trouxe algumas ferramentas e conseguimos fazer a captura com o laço "cambão", que é o material utilizado para fazer esse tipo de trabalho”, explicou o soldado Israel, responsável pela captura.
Após o resgate, o jacaré foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Bioparque Zoobotânico, onde passará pelos procedimentos necessários para ser devolvido à natureza.
Teresina registrou casos semelhantes em 2023
Na capital, outros casos semelhantes foram registrados em 2023. No mês de abril, moradores do condomínio São Cristovão Park, localizado no bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina, encontraram um filhote de jacaré nadando dentro da piscina do condomínio. O animal teria entrado no local após ser arrastado pela enxurrada durante uma forte chuva.
Já no mês de maio, pelo menos quatro jacarés foram vistos dentro de um grotão próximo da avenida Celso Pinheiro, região do bairro Cidade Nova, zona sul de Teresina. Um vídeo gravado por um popular mostra os animais em uma lagoa dentro do bueiro. O local onde a cena foi gravada fica a pelo menos 100 metros de casas e apartamentos do bairro. No vídeo gravado, o morador parece já ter visto os animais outras vezes circulando no local
Chuvas podem aumentar incidências de jacarés em áreas residenciais
Durante o período chuvoso, a ocorrência de animais silvestres como o jacaré em áreas residenciais parece aumentar. Isso acontece porque as chuvas podem inundar áreas onde os jacarés normalmente habitam, fazendo com que eles se desloquem para áreas mais visíveis em busca de comida e abrigo.
Além disso, durante as chuvas, os níveis de água em rios, lagos e pântanos aumentam, proporcionando aos jacarés mais espaço para se locomoverem e caçarem.
O que fazer nesses casos?
O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta que as pessoas que encontrem animais silvestres no interior de casas ou em área residencial não devem tentar capturá-los ou afugentá-los. A recomendação é ligar para o 190 e acionar o Batalhão Ambiental para o resgate devido. Confira a seguir outras dicas:
- Mantenha distância: Nunca tente se aproximar ou interagir com o jacaré. Mantenha uma distância segura para evitar qualquer confronto.
- Mantenha os animais de estimação longe: Se você tiver animais de estimação, mantenha-os dentro de casa ou longe da área onde o jacaré está presente.
- Cerque a área: Se possível, cerque a área onde o jacaré está presente para evitar que ele se desloque para outras partes da propriedade ou cause danos.