Foi aberto nesta terça-feira (06) o processo licitatório para execução da obra de rebaixamento da Avenida Miguel Rosa no cruzamento com a Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina. O projeto é da Prefeitura Municipal e prevê um investimento de mais de R$ 24 milhões. Caberá à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) coordenar a obra; e à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Centro (SAAD), executar o projeto.
O rebaixamento da Miguel Rosa tem por objetivo melhorar a mobilidade urbana de Teresina em um trecho de encontro das duas principais vias da cidade. O trabalho foi iniciado em 2022 com o serviço de sondagem em quatro pontos do cruzamento, perfuração do solo e mapeamento de topografia com drones.
O superintendente da SAAD Centro, Roncali Paulo, informou que a obra deverá ser executada e concluída em um período de 365 dias. “Será um rebaixamento de 315 metros que, com certeza, vai desafogar o trânsito na região central e vai dar mais mobilidade urbana. Esperamos que toda a população de Teresina seja afetada de forma positiva com esse serviço”, disse Roncali.
O superintendente destacou ainda que os prédios tombados da Avenida Frei Serafim não serão afetados pela obra, já que a estaca raiz não irá interferir nas construções ao redor do trecho que será rebaixado. “Os prédios e patrimônios públicos no entorno não terão nenhum abalo”, explicou Roncali Paulo.
Com o lançamento da licitação através de concorrência pública, a Prefeitura espera que a obra seja iniciada o mais rápido possível.
Confira abaixo imagens do projeto de rebaixamento da Miguel Rosa