Inaugurado no dia 18 de fevereiro deste ano, o Parque das
Crianças, na Zona Leste de Teresina, ficou com a estrutura danificada e vários pontos alagados por causa da chuva do domingo (6) e manhã desta segunda-feira (07). Um
vídeo gravado pela reportagem mostra que um dos pontos mais afetados foram o
pier de visitação, que ficou com parte das escadas de acesso submersas pelas águas do Rio Poti. Além disso, parte dos brinquedos destinados às crianças
ainda estão alagados. (Veja o vídeo abaixo:)
LEIA TAMBÉM:
Teresina: nível do Rio Poti sobe e carrega estrutura usada na construção da ponte da UFPI
Durante a reportagem, a administração do local não foi encontrada para explicar a situação da estrutura, e os reparos que devem ser feitos no Parque. Mas de acordo com os responsáveis pela segurança do local, os pontos mais afetados devem ter a visitação suspensa temporariamente para a avaliação dos danos e também para garantir a segurança de quem for fazer passeios.
"Sabemos que tem uns cabos de aço que seguram a estrutura do pier, mas ninguém sabe como está a situação lá embaixo porque tá tudo debaixo d'água e parte da estrutura é de madeira. Então acredito que por esses dias o acesso ao pier deve ser proibido", disse João Ferreira, segurança do local.
Fotos: André dos Santos/ODIA
O Parque das Crianças foi inaugurado no dia 18 de fevereiro deste ano em uma área com mais de 13 mil metros quadrados, ao lado da Ponte da Primavera, onde funcionava o antigo viveiro de mudas da Zona Leste. Na cerimônia, o vice-prefeito de Teresina e secretário de Finanças, Robert Rios, chegou a afirmar que o local era a primeira ‘Disney’ da cidade.
O Dia procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), responsável pela administração do local, que informou que algumas áreas do Parque precisaram ser isoladas. A secretaria disse ainda que parte do problema se deu por conta da elevação do rio Poti, que subiu cerca de 6 metros em 48 horas. Veja a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL SEMAM
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) determinou o isolamento do píer sobre o Rio Poti que foi afetado com a elevação do nível em mais de 6 metros em menos de 48 horas.
Técnicos do setor de engenharia e a construtora responsável pela obra já foram até o local na manhã desta segunda-feira, 07 de março, para vistoria e avaliar os danos provocados.
Algumas áreas do Parque da Criança também acumularam água. As chuvas do último final de semana tiveram um acumulado de mais de 100 ml.
Com relação a essa área, não existe problema, já que o piso é drenante e vai secar.
As águas do Rio Poti, por exemplo, chegaram a 8,63 metros nesta segunda (07) após ter registrado um volume acumulado de 85 milímetros nas últimas 24 horas.
Com isso, o rio passou da cota de atenção para inundação, que é de 8 metros. De acordo com o Serviço Geológico Nacional (CPRM), é previsto que nas próximas horas o Rio Poti em Teresina chegue a 9,50 metros, superando a cota de alerta e ficando apenas 50 centímetros abaixo da cota de inundação.
Uma análise está sendo feita pela equipe de engenheiros da SEMAM e da empresa responsável para definir as ações que serão tomadas. “No momento, temos que aguardar a água baixar para realizar uma inspeção e saber se houve dano ou não a estrutura da escada de acesso. O píer está preservado”.