As famílias atingidas pela enxurrada de 2019 no Parque Rodoviário, na zona Sul de Teresina, ganharam um novo prazo para receber as residências. A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD) Sul estabeleceu que as construções serão concluídas até o mês de dezembro deste ano.
Ao todo, 30 residências foram arrastadas pela força da água durante uma tempestade que atingiu a comunidade no dia 4 de abril de 2019. Na tragédia, uma senhora de 71 anos e uma criança de dois anos morreram. De acordo com o Corpo de Bombeiros à época, cerca de 50 pessoas foram atingidas diretamente.
Atualmente, o processo para a construção das unidades habitacionais encontra-se em fase final de licitação. De acordo com a SAAD, as obras terão início logo após a conclusão do certame, orçado em R$ 3 milhões, recurso que será arcado pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).
O projeto prevê a construção de 63 residências, sendo 32 unidades para as famílias que perderam suas moradias e outras 31 unidades destinadas para famílias já cadastradas pela Prefeitura de Teresina. Inicialmente, a SAAD havia estabelecido o mês de maio deste ano como prazo final para a entrega.
Urbanização do canal
A Prefeitura de Teresina acredita também que a obra de urbanização do canal do Parque Rodoviário será concluída até o final do ano. Nessa etapa, que está em execução, estão sendo investidos R$ 5 milhões de um financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O superintendente executivo da SAAD Sul, Isaac Meneses, explicou que o projeto inclui terraplenagem, contenção de aterro em gabião, estruturação do pavimento, drenagem do canal e pavimentação com paralelepípedos. Ele revelou que há previsão ainda da implementação de vias de passeio, ciclovia, anfiteatro, academia ao ar livre, campo de futebol, paisagismo detalhado e iluminação em LED.