Portal O Dia

Temperatura em Teresina deve chegar a 44°C na próxima semana, afirma MetSul

A nova onda de calor que deve atingir o Brasil neste mês de novembro deve ter efeitos intensos aqui em Teresina. A temperatura na capital piauiense, que já registra recordes históricos de calor neste B-R-O-Bró, deve chegar a 44 °C no próximo dia 13. É isso o que aponta o MetSul Meteorologia, um dos principais sistemas de informação meteorológica do Cone Sul da América.

De acordo com a previsão, os efeitos da onda de calor começarão a ser sentidos já a partir deste fim de semana. Na sexta-feira (10), a temperatura deve variar entre 23°C e 42°C. No sábado (11), a temperatura ficará entre 22°C e 41°C. No domingo (12), a máxima deverá chegar a 43°C., subindo para 44°C na segunda-feira (13).

O céu em Teresina deverá permanecer com poucas nuvens e com altíssima incidência de raios ultravioleta durante o dia.

Onda de calor deve atingir Teresina a partir do fim de semana - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Onda de calor deve atingir Teresina a partir do fim de semana

Nova onda de calor deverá ser uma das mais intensas da história

Conforme as projeções do MetSul, a nova onde calor que deve atingir o Brasil nos próximos dias levará algumas regiões a registrar temperaturas máximas muito fora do comum, mesmo em cidades habituadas com o calor intenso. Em algumas tardes poderão ser registrados recordes históricos com temperaturas superando inclusive a última onda de calor registrada em setembro.

As previsões apontam que o calor mais extremo atingirá, inicialmente, áreas do Centro-Oeste como nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Até amanhã (10), o calor mais intenso se concentrará no Centro-Oeste e no interior de São Paulo, mas a partir do fim de semana, a massa de ar quente se amplia e as máximas muito altas passam mais alcançar mais áreas.

A nova onde calor poderá durar até doze dias, sendo mais longa do que aquilo que ondas de calor geralmente duram (de quatro a sete dias).

Assis Fernandes/O Dia
Nova onde calor deve ser mais longa que a registrada em setembro

Como se forma uma onda de calor

As ondas de calor são fenômenos climáticos marcados pelo aumento anormal das temperaturas. Em geral, esse aumento ocorre de forma repentina e é provocado pela ação de massas de ar quente, que gera, também, diminuição da umidade do ar.