A morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, completa três anos neste sábado (6). O “prefeito criança”, como era chamado, faleceu no dia 6 de abril de 2021, aos 57 anos, após cair do 14° andar do edifício comercial Manhattan River Center, zona Leste da capital. Nas redes sociais, autoridades, políticos e familiares prestam homenagens a Firmino, que ficará sempre marcado na memória dos teresinenses.
“Três anos já se passaram. E a saudade é diária”, escreveu a ex-deputada Lucy Soares, esposa de Firmino, em uma publicação do Instagram.
O Secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, também homenageou o ex-prefeito: “Sempre será sobre lembrar a vida, obra e exemplo de um homem público na acepção mais genuína da palavra”, disse.
Os internautas também destacaram a saudade do ex-prefeito. "O melhor político que Teresina já viu", disse um. "Quanta saudade eu tenho do nosso prefeito", comentou outro.
Em alusão a essa data especial, que marca a partida de Firmino, será realizada uma Celebração Comunitária na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Santo Rosário, localizada na Rua São José, nº 980, na Comunidade do Menino Jesus, Bairro Alto da Ressurreição. O evento começará às 19h30.
História de vida
Nascido em Teresina, Firmino era formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América. Foi Auditor Fiscal do Tribunal de Contas da União e professor da Universidade Federal do Piauí. Casado com Lucy Soares, tiveram três filhos: Bárbara, Bruno e Cristina.
Firmino Filho começou sua carreira política em 1993, aos 30 anos, como Secretário Municipal de Finanças de Teresina, a convite do então prefeito Wall Ferraz. Após a morte deste, permaneceu no cargo durante a administração do vice-prefeito Francisco Gerardo.
Em 1996, foi eleito prefeito da capital piauiense, tornando-se um dos prefeitos mais jovens do país. Em 2000, foi reeleito no primeiro turno, deixando a prefeitura após oito anos com alta aprovação popular.
Elegeu-se vereador em 2008 com uma votação expressiva. Assumiu como presidente da Fundação Municipal de Saúde e, em 2010, foi eleito deputado estadual do Piauí. Em 2012, e pela terceira vez, foi eleito prefeito de Teresina.
Em 2016, obteve reeleição no primeiro turno para o quarto mandato, priorizando educação e saúde na gestão municipal. Destacam-se projetos como o Programa Lagoas do Norte, reconhecido nacionalmente, que beneficia 13 bairros da região Norte de Teresina com ações multissetoriais financiadas pelo Banco Mundial.
Após o falecimento, o ex-prefeito recebeu diversas homenagens na capital. O Viaduto da Tabuleta recebeu o nome de Firmino Filho. No âmbito estadual, uma honraria com o nome do ex-prefeito foi criada. O “Selo Firmino Filho – Instituição Amiga da Criança e do Adolescente” homenageia empresas do setor privado que contribuem direta ou indiretamente com o repasse de recursos oriundos de repasses de deduções do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, em projetos sociais, em prol de crianças e adolescentes.
_______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet