Portal O Dia

UBSs de Teresina estão sem medicamentos básicos e com problemas estruturais

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) realizou um mapeamento nas 91 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Teresina verificando como estão as instalações físicas e também e o estoque de insumos. As inspeções foram feitas entre 20 de março e 31 de outubro e os resultados foram divulgados nesta terça (10). Em pelo menos 55 unidades foram encontradas rachadura, infiltrações e afundamentos no piso. E em 32 havia falta de algum tipo de insumo. 

Em todas as UBSs fiscalizadas foi detectada falta de medicamentos essenciais que são fornecidos à população tais como hipoglicemiantes, antibióticos, antiparasitários e anti-hipertensivos. Em mais da metade das unidades foi constatado algum tipo de problema na estrutura física como rachaduras, infiltrações, mofo, afundamento de piso e problemas hidráulicos ou de esgoto.

Em pelo menos 53 UBSs havia um ou mais equipamentos quebrados ou com defeitos, sejam condicionadores de ar, bebedouro, cadeira ou equipamentos dos banheiros. Mas o que mais chamou a atenção do CRM foi a falta de insumos nas unidades de saúde da capital. Em 31 faltavam itens essenciais para o desempenho das funções médicas como gazes, algodão e luvas.

Divulgação/CRM-PI
UBSs de Teresina estão sem medicamentos básicos e com problemas estruturais

O relatório contendo os resultados foi encaminhado para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Ministério Público do Piauí (MPPI). “Reiteramos os pedidos de providências para que a população não fique prejudicada, uma vez que as UBSs estão na linha de frente da promoção e prevenção de agravos de saúde do cidadão. Esperamos também apresentar soluções quanto à falta de estrutura, de medicamentos e de insumos, de forma que os médicos e demais profissionais possam trabalhar em condições mais dignas”, disse o CRM-PI em nota.

A reportagem do Portalodia.com procurou a FMS, que disse apenas que vai responder nos atos do processo quando for notificada.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.