Tem início neste sábado, dia 2 de dezembro, a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A primeira etapa contempla as zonas Norte e Leste de Teresina. Ao todo, serão 135 pontos de vacinação distribuídos pelos bairros, além de um drive thru debaixo da Ponte Estaiada. A vacinação acontece das 8h às 17h. (Veja os pontos de vacinação ao final da matéria).
“Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, afirma Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
De acordo com o primeiro censo animal, realizado pelo Centro de Zoonoses de Teresina em 2019, a capital conta com aproximadamente 149 mil gatos e cachorros. Além disso, 47% das residências em Teresina possuem um pet. O objetivo da campanha de vacinação é atender 90% dos animais da população teresinense
No próximo sábado, dia 9, os bairros da zona sul e sudeste serão contemplados. Em seguida, será a vez da zona rural de Teresina. As datas ainda serão divulgadas. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, acrescenta Élcio Leite.
LEIA TAMBÉM
O que é a raiva?
A raiva é uma doença viral fatal que afeta mamíferos e é transmitida principalmente por mordidas de animais infectados. A doença compromete o sistema nervoso central, levando a sintomas como agressividade, salivação excessiva e convulsões. O período de incubação varia, mas uma vez que os sintomas aparecem, a raiva é quase sempre fatal.
A prevenção eficaz requer vacinação regular, especialmente em áreas onde a doença é endêmica. Em casos de exposição a animais suspeitos, a profilaxia pós-exposição imediata com vacina antirrábica pode ser crucial para evitar o desenvolvimento da doença.
Além disso, a conscientização sobre os sinais da raiva e a promoção de práticas de controle populacional de animais contribuem para mitigar a propagação dessa enfermidade.