Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cães e gatos começam a ser imunizados após macaco testar positivo para raiva na zona leste

A vacinação teve início no Horto Florestal e deve abranger parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão e Piçarreira

23/11/2023 às 14h21

23/11/2023 às 15h04

A Fundação Municipal da Saúde (FMS) deu início, nesta quinta-feira (23), à imunização antirrábica de animais domésticos que vivem na zona leste de Teresina, região onde um macaco sagui testou testou positivo para raiva durante esta semana. A imunização em caráter de urgência ocorre devido ao fato de que três animais foram encontrados mortos em frente à Unidade Básica de Saúde (UNS) Dr. Francisco José C. Sousa, na Rua Esperantina, localizada no bairro Horto Florestal. Um deles testou positivo para raiva.

"Após acharmos o sagui, levamos ao laboratório e o exame deu positivo. Com isso, tivemos que seguir o protocolo estalecido pelo Ministério da Saúde e agir imediatamente", destaca o Élcio Leite, gerente de zoonoses da FMS.

Agente de endemias irão visitar areas afetadas na zona leste de Teresin - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Agente de endemias irão visitar areas afetadas na zona leste de Teresin

A vacinação começou ainda durante a manhã de hoje no Horto Florestal e deve abranger parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão e Piçarreira. Ao todo, 253 quadras serão percorridas e cerca de 5 mil imóveis serão visitados pelos Agentes de Endemias.

"Fazemos um apelo para todos os donos de pet vacinarem seus animais. Mesmo aqueles que já estejam vacinados, podem tomar a dose de reforço", diz o médico veterinário Carlos Porto, que coordena a ação.

Cães e gatos começam a ser imunizados após macaco testar positivo para raiva - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cães e gatos começam a ser imunizados após macaco testar positivo para raiva

De acordo com a FMS, os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo do Ministério da Saúde. A Diretoria de Vigilância em Saúde de Teresina pede que os moradores da capital adotem as medidas preventivas necessárias para evitar uma possível contaminação por raiva tais como: 

  • Evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural;
  • Evitar contato com esses animais;
  • Evitar domesticar animais silvestres e manter a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva atualizada.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, o recomendado é buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores de raiva em Teresina. O hospital fica localizado na Avenida Duque de Caxias, 2660, Primavera; e sua sala de vacinação funciona durante todos os dias até as 17h.

Vacine seu pet contra a raiva

Nos dias 2 e 9 de dezembro, a FMS promove a campanha municipal de vacinação contra a raiva em todo o município. Estarão disponíveis 270 postos para a imunização de cães e gatos contra a doença.

A campanha será dividida em duas etapas aos sábados, sendo que a primeira vai abranger os bairros das zonas Norte e Leste (2) e a segunda nas zonas Sul e Sudeste (9.) A data da campanha na zona rural da cidade ainda não foi definida.