Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de uma tonelada de animais e organismos marinhos são resgatados em Parnaíba

De acordo com as informações, os animais estavam sendo transportados em caixas de isopor e sacolas plásticas.

25/08/2023 às 10h08

26/09/2023 às 04h43

Um condutor sem identificação de 45 anos foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa quinta-feira (24), após ser flagrado transportando ilegalmente mais de uma tonelada de animais e organismos de origem marinha na BR-343 em Parnaíba, litoral do Piauí. Veja o vídeo no final da matéria.

De acordo com as informações, os animais estavam sendo transportados em caixas de isopor e sacolas plásticas, bem como sem a documentação necessária exigida por lei. Na ação, 25 animais marinhos foram resgatados ainda com vida. Dentre os seres estavam estrelas-do-mar, camarões, lagostas, caranguejos, polvos e peixes.

Policiais da PRF no momento do resgate - (Divulgação/PRF) Divulgação/PRF
Policiais da PRF no momento do resgate

Durante ordem de parada, foi questionado ao condutor que ele apresentasse os documentos da carga que estava sendo transportada. Entretanto, o motorista se desvencilhou dos pedidos da PRF. Dessa forma, foi iniciado uma verificação interna no caminhão, onde foi atestado que o homem transportava ilegalmente os animais e organismos.

Diante das informações, o condutor foi encaminhado à Delegacia Regional de Parnaíba para prestar esclarecimentos. A princípio, ele será responsabilizado como crime ao meio ambiente, que engloba ações como a pesca, comercialização ou transporte de pescado proveniente de pesca proibida, sujeitando o infrator a três diferentes formas de responsabilização: administrativa, civil e penal.

Já os animais vivos foram resgatados em segurança e estão à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Além da atuação da PRF, participou ainda da ação a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI).

Veja o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Com edição de Nathalia Amaral.