Portal O Dia

Vai viajar no feriado? Confira dicas de segurança para manter sua casa protegida

Este segundo semestre de 2023 tem sido repleto de feriados prolongados. Há quem vai emendar o Dia de Finados nesta quinta-feira (02) com a sexta (03) e o final de semana, a exemplo do que aconteceu também no Dia das Crianças (12 de outubro) e Dia do Piauí (19 de outubro).

Para quem vai pegar a estrada e quer evitar transtornos quando retornar para casa, vale se atentar a algumas dicas de segurança que a Polícia Militar dá. A ideia é evitar que residências e estabelecimentos comerciais se tornem alvo fácil da ação de criminosos nos dias em que seus proprietários estiverem ausentes.

Reprodução/ALEPI
Polícia Militar dá dicas de como proteger seu imóvel se for viajar

O chefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar, coronel Jackson Galvão, elenca algumas atitudes simples, mas importantes de serem tomadas por quem vai viajar e deixar seu imóvel sozinho por alguns dias. Confira abaixo:

Faça uma política da boa vizinhança: peça para que o vizinho avisar se ver alguma situação anormal ou movimentação suspeita dentro e no entorno do imóvel. “Ele deve acionar tanto o proprietário quanto as forças policiais que estarão de prontidão para atender a qualquer chamado”, frisa.

Antes de sair, jogue o lixo fora: deixar lixo acumulado na calçada por vários dias passa a impressão de que o imóvel está abandonado, o que acaba atraindo a atenção de criminosos.

“Se você tiver alguma pessoa de confiança para fazer a limpeza do terreno e jogar o lixo fora, é importante acioná-la. Se não, faça isso antes de viajar. Imóveis com aparência de sujeira e lixo acumulado podem ser facilmente confundidos com imóvel abandonado”.

Coronel Jackson GalvãoChefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar

Deixe sempre alguma luz acesa: pode ser em um cômodo interno ou externo, mas deixar ao menos uma lâmpada acesa passa a impressão de que o imóvel está ocupado, principalmente durante a noite, que é um período comumente preferido por criminosos para invadir casas e comércios aparentemente desocupados.

Acione a PM pelo 190 em caso de suspeita: se você sabe que seu vizinho viajou e que ainda não retornou da viagem, acione a Polícia Militar através do COPOM em qualquer movimentação suspeita dentro do imóvel. O policiamento em Teresina foi reforçado neste fim de ano e há operações planejadas acontecendo em todos os feriados prolongados para garantir a ordem e a segurança tanto para quem ficou na cidade quanto para quem viajou.