A campanha Volta às Aulas Solidária, realizada pela Associação dos Amigos e Familiares da Pessoa com Autismo (Prismas), chega à sua 4ª edição este ano. A instituição sem fins lucrativos visa arrecadar material escolar para pessoas que possuem o transtorno do espectro autista atendidas pela instituição e não têm condições de adquirir seu material escolar.
O material é diferenciado e adaptado para essas pessoas, como lápis mais grossos, facilitando a pegada e a escrita, bem como a massinha de modelar, que auxilia na socialização, na coordenação motora fina e grossa e na criatividade. Outros materiais também têm sua importância, como o papel crepom, que é de baixo custo, mas essencial para o desenvolvimento infantil. Para as pessoas com sensibilidade auditiva, por exemplo, rasgar o papel gera um estímulo, seja fazendo as bolinhas, seja ao ouvir o barulho.
Atualmente, mais de 400 famílias são atendidas em todo o Piauí. Elisângela de Oliveira, advogada e coordenadora da Prismas, explica que a campanha vem crescendo a cada ano, com mais famílias necessitando desse atendimento.
“No primeiro ano, nós mesmas, da Associação, doamos 30 kits. Depois fomos aumentando, fizemos parcerias com a sociedade e com os amigos e, em 2023, conseguimos ter uma amplitude bem maior da campanha, pois temos muitas crianças necessitavam, e conseguimos doar 262 kits. Para este ano, já são mais de 300 famílias inscritas”, comenta.
Para que todos sejam atendidos, foi aberto um pré-cadastro, que já conta com mais de 360 famílias inscritas. Elisângela de Oliveira comenta ainda que foi solicitado, junto a uma empresa fabricante de material escolar, para ser feito um material adaptativo, tanto para pessoas que têm o espectro autista como outras comorbidades, como o TDAH.
“Esse material precisa ser diferenciado, porque nossos filhos têm problemas espaciais. As figuras em excesso também atrapalham muito para quem tem TDAH, pois são pessoas que dispersam com muita facilidade. Cerca de 72% das famílias que integram a Associação são de alta vulnerabilidade e a maioria das pessoas que têm deficiência está inclusa nesse índice. Como não bastasse as dificuldades durante o processo de matrícula, ainda há a dificuldade em adquirir o material”, destaca Elisângela de Oliveira.
Serviço
Como doar para a Associação Prismas ou ser parceiro da campanha:
Quem desejar fazer sua doação, pode entrar em contato através do telefone (86) 98182-2613, ou pelo Instagram da Associação Prismas (@prismas.associacao). As doações também podem ser feitas através da chave pix [email protected].