A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir Nogueira, esclareceu, em entrevista ao PortalODia.com, que não há qualquer possibilidade de venda ou aluguel de terrenos pertencentes à instituição, especificamente do Campus Teresina, que dispõe de uma grande extensão territorial na zona Leste da capital. Segundo ela, os espaços pertencem à União, e que alguns deles estão sendo cedidos para órgãos federais, como forma de otimizar o uso da área e fortalecer parcerias estratégicas.

A UFPI enfrenta um déficit orçamentário progressivo desde 2015, o que levantou debates sobre alternativas para reforçar o orçamento. No entanto, a reitora reforçou que os terrenos da universidade não podem ser negociados dessa forma.
Além da parceria com a Polícia Federal, a universidade firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A cessão permitirá a construção de um Centro de Treinamento e de Captação de Animais Silvestres, que contará também com um hospital especializado no atendimento desses animais.
“Estamos agora com a ACT, que é um Acordo de Cooperação Técnica com o IBAMA. Nós iremos ceder um espaço aqui próximo a Ulisses Marques, onde teremos um Centro de Treinamento e de Captação de Animais Silvestres, de triagem de animais silvestres, e teremos também um hospital que virá por meio do IBAMA. Aliado a isso, então nós teremos o centro de captação desses desses animais e o hospital”, declarou.
Outro projeto que deve ser instalado na área da UFPI Campus Teresina é o Hospital do Amor, especializado no tratamento do câncer de mama, útero e ovário. Segundo a reitora, essa demanda está sendo articulada pelo deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) e já conta com apoio do ministro Alexandre Padilha, hoje no Ministério da Saúde, mas que estava à época das negociações na Secretaria de Relações Institucionais.
“Além disso há uma possibilidade de vir um outro hospital, o Hospital do Amor, que é um trabalho e uma demanda que está sendo encaminhada pelo deputado Jadiel, ele fez uma mídia apresentou com o ministro Padilha e esse espaço também será ocupado, especificamente para câncer de mama, de útero e de ovário na saúde da mulher que também será nesse espaço. Não é um espaço que será alugado. É uma sessão de uso considerando que ele é um espaço da União”, concluiu.