A discussão sobre o reajuste do piso salarial dos professores da cidade de Teresina em 2025 só será definida na próxima gestão, de acordo com o vereador Ismael Silva, futuro secretário municipal de Educação. A expectativa é que haja um reajuste pelo índice prévio de 4,59% para o próximo ano, conforme a última Portaria Interministerial do Ministério da Educação (MEC).
Atualmente, o piso do magistério, reajustado em 3,62% em 2024, está em R$ 4.580,57, com base no crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb. Para 2025, no entanto, o índice definitivo ainda depende da publicação oficial do MEC, o que mantém a questão em aberto para as administrações municipais.
Em entrevista concedida ao O Dia nesta terça-feira (10), Ismael Silva explicou que a postura do município sobre o assunto só será definida no próximo ano.
“O piso é para o próximo ano, então não faz o menor sentido ser a atual gestão quem vá definir esse assunto. Então, próximo ano é que a matéria vai ser votada aqui na Casa”, disse.
O futuro secretário também destacou que existem projeções variadas sobre o reajuste, o que reforça a necessidade de aguardar a definição nacional.
“Na verdade existem várias projeções, são de 4%, 7%, 9% e 12%. Até agora não podemos falar de certeza de nenhum percentual. Quando tivermos a legislação estabelecendo qual será o piso nacional aí que o município vai se posicionar”, ressaltou.
A decisão final sobre o reajuste é esperada para o primeiro semestre de 2025, após a definição do índice pelo MEC, por meio de uma nova portaria interministerial.