Será paga hoje (31) a premiação em dinheiro para 2.900 professores e servidores das 50 escolas da rede pública estadual do Piauí que tiveram os melhores resultados no Ideb 2023. O anúncio foi feito nesta manhã pela Secretaria de Educação (Seduc). Ao todo, serão destinados R$ 8.338.144,61 para o pagamento das premiações. A Educação piauiense foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ano passado, tendo alcançado a melhor média no Ensino Médio entre os Estados do Nordeste a quarta melhor média do Brasil.
A premiação deve contemplar também ex-alunos das instituições com o melhor desempenho no Ideb e que realizaram em 2023 a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Para o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, os bons resultados obtidos pelo Piauí no Ideb em 2023 são uma amostra da excelência da educação e dos estudantes piauienses. O gestor cita algumas medidas que estão sendo tomadas para continuar garantindo o alto nível de desempenho do Piauí a nível nacional na educação.
“Temos a transformação de todas as escolas em tempo integral, com ensino técnico, com novas estruturas, reformadas, ampliadas, modernizadas e climatizadas. Vamos seguir investindo na valorização e formação dos professores e demais profissionais da educação, além de intensificar as ações e entregas para avançarmos ainda mais, rumo ao primeiro lugar nacional”, afirmou Washington Bandeira.
O Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado por meio da combinação do fluxo escolar e a média de desempenho na avaliação Saeb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Educação em agosto, o Piauí obteve 4,5 pontos para o Ensino Médio, empatando com Pernambuco no topo do ranking nordestino.
O Estado também superou a meta de 4,1 pontos estabelecida para 2021 nas escolas estaduais, alcançando 4,3 pontos. Apenas as redes estaduais do Piauí, Goiás e Pernambuco conseguiram atingir esse objetivo.