Colocando ponto final em uma novela que se arrastava a meses, a Sauber Audi F1 Team anunciou nesta quarta-feira (6) a contratação de Gabriel Bortoleto para ser um dos pilotos da equipe a partir de 2025.
Com a confirmação de Bortoleto, o Brasil volta a ter um representante no grid da principal modalidade de automobilismo após sete temporadas, desde a despedida de Felipe Massa da Williams, em 2017.
Aos 20 anos, Gabriel Bortoleto é um talento meteórico dentro do automobilismo. Natural de São Paulo, o piloto passou pela F4 italiana e pela FRECA antes de ser campeão da F3 em 2023, já no seu ano de estreia. Atualmente, correndo na temporada 2024 pela Invicta Racing, Bortoleto é o líder da F2 restando duas etapas para o final do campeonato.
"Me unir a uma equipe que combina a história rica da Sauber com a Audi é uma verdadeira honra. Miro crescer com esse projeto ambicioso, atingindo o ápice do automobilismo. Estou incrivelmente grato pela oportunidade dada a mim pela equipe”, disse Gabriel no anúncio oficial da sua contratação.
Agenciado pelo também piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, Bortoleto irá deixar a academia de pilotos da McLaren para assinar com a Sauber Audi um contrato de múltiplos anos, que normalmente significa que um vínculo de dois anos com opção de renovação por mais um. Na sua nova equipe, Bortoleto será companheiro de Nico Hulkenberg, experiente piloto do grid atual que está deixando a Haas.
"Juntos com Gabriel, estamos em uma campanha que mira o sucesso e vamos evoluir para formar uma nova era da Audi no automobilismo. Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, que nos coloca em uma posição forte para o futuro", disse Mattia Binotto.