O Miss Universo 2024 consagrou Victoria Kjaer Theilvig, da Dinamarca, como vencedora da 73ª edição do concurso. A final aconteceu neste sábado (16), na Cidade do México, onde mais de 100 mulheres de diversos países disputaram o título.
Victoria, de 21 anos, foi além da beleza: ela se destacou também pelo trabalho como bailarina, empresária e ativista. Natural de Soborg, no sul da Dinamarca, a nova Miss Universo utiliza suas redes sociais para promover debates sobre saúde mental e defesa dos direitos dos animais. Essa é a primeira vez que a Dinamarca leva o título.
Saiba como foi o Miss Universo 2024
Representando o Brasil, Luana Cavalcante, de 25 anos, não conseguiu avançar para o top 30, sendo eliminada na fase inicial. A competição seguiu acirrada, com candidatas de países como Japão, Egito, Cuba, Filipinas, Equador e Bolívia se destacando.
No top 12, as modelos da Bolívia, México, Venezuela, Argentina, Porto Rico, Nigéria, Rússia, Chile, Tailândia, Dinamarca, Canadá e Peru avançaram para as fases finais. O top 5 foi composto por representantes da Nigéria, México, Dinamarca, Tailândia e Venezuela.
Sob a nova gestão da empresária tailandesa Anne Jakkaphong Jakrajutatip, o Miss Universo 2024 flexibilizou suas regras para permitir a participação de mulheres de qualquer idade, além de mães e pessoas trans.
Essa edição também trouxe momentos históricos, como a participação da representante do Egito, que foi a primeira mulher com vitiligo a competir no concurso e alcançar a etapa de semifinalistas.
Veja o pódio final do concurso:
A competição começou com 130 candidatas, mas 100 foram eliminadas na primeira fase. Entre as 30 semifinalistas, destacaram-se 12 representantes da América Latina e do Caribe, incluindo países como México, Venezuela, Peru e Chile.
Após responderem a perguntas dos jurados e desfilarem ao lado da então Miss Universo Sheynnis Palacios, da Nicarágua, o pódio ficou assim:
1. Victoria Kjaer Theilvig (Dinamarca)
2. Chidimma Adetshina (Nigéria)
3. María Fernanda Beltrán (México)
4. Ileana Márquez (Venezuela)
5. Suchata Chuangsri (Tailândia)