Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu a costa de Tonga neste domingo (30), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O país, localizado na Oceania, está em uma das regiões mais sismicamente ativas do mundo e faz parte do chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", onde terremotos e erupções vulcânicas são comuns.
O tremor ocorre apenas três dias após um forte terremoto de magnitude 7,7 atingir Mianmar, no sudeste asiático, resultando em mais de 1,7 mil mortes e milhares de feridos. Embora a intensidade do terremoto em Tonga seja elevada, até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos estruturais significativos.
De acordo com especialistas, terremotos rasos como o que ocorreu em Tonga podem provocar deslocamento vertical do fundo do mar, o que aumenta o risco de tsunamis. No entanto, em seu último boletim, o USGS descartou a possibilidade de uma onda gigante atingir a região.

As autoridades locais seguem monitorando a situação e avaliando possíveis impactos do tremor e a população local foi orientada a seguir as recomendações das autoridades em caso de mudanças nas condições geológicas da região.
Atividade sísmica na região
Desde 1900, ao menos nove terremotos de magnitude 7,0 ou superior foram registrados em um raio de 250 km do epicentro do tremor deste domingo. O arquipélago de Tonga já sofreu impactos significativos no passado devido à sua localização geográfica.
O episódio mais recente que causou destruição ocorreu em janeiro de 2022, quando uma erupção vulcânica submarina gerou um tsunami que afetou diversas ilhas da região, destruindo moradias e infraestrutura local.