Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nazária

Vice-presidente da Câmara Municipal de Nazária é preso por golpe do falso emprego

Segundo a polícia, pelo menos nove pessoas foram vítimas do esquema. Grupo usava as informações de candidatos às vagas para fazer empréstimos.

02/04/2024 às 11h47

O vice-presidente da Câmara Municipal de Nazária, vereador Cícero da Silva Rocha, é um dos presos na Operação Vaga Fantasma, deflagrada nesta terça-feira (02) pelo 6º Distrito Policial para investigar a aplicação de golpes do falso emprego. De acordo com o delegado Odilo Sena, responsável pelo inquérito, os suspeitos criavam falsas ofertas de emprego para se apossar de dados dos candidatos e, com eles, realizar empréstimos.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Nazária é preso por golpe do falso emprego - (Reprodução/Pexels) Reprodução/Pexels
Vice-presidente da Câmara Municipal de Nazária é preso por golpe do falso emprego

Ao menos nove pessoas procuraram o 6º DP para prestar queixa. “Dentre outras atuações na área de fraude, perfaziam um crime popularmente conhecido como golpe da falsa vaga de emprego. Ele se utilizavam do layout desse parlamentar de Nazária, que é empresário muito conhecido dos terceirizados, e com esse conhecimento, as vítimas tiveram confiança ao entregar seus documentos, dados e informações a seu respeito. Informações de relevância no mundo financeiro”, explica o delegado.

O delegado Odilo Sena é o responsável pelo inquérito - ((Foto: Assis Fernandes/ODIA)) (Foto: Assis Fernandes/ODIA)
O delegado Odilo Sena é o responsável pelo inquérito

De posse dos dados dos candidatos às vagas de emprego, os criminosos abriam contas em bancos digitais e contraíam empréstimos para a compra de veículos. Durante a investigação, a polícia identificou pelo menos três grupos de vítimas: os candidatos às falsas vagas de emprego, os bancos onde os criminosos abriam as contas e faziam os empréstimos e os revendedores de veículos.

Neste primeiro momento da Operação Vaga Fantasma, a polícia conseguiu identificar quatro pessoas com envolvimento no esquema, mas há possibilidade de mais uma ou duas pessoas suspeitas de fazerem parte da fraude. Eles serão indiciados por fraude eletrônica e organização criminosa. O delegado Odilo Sena acrescenta que a cada empréstimo contraído no nome das vítimas, os criminosos cometiam uma fraude diferente.

Levado para a delegacia para prestar depoimento, o vereador Cícero da Silva Rocha disse que não conhecia os envolvidos no esquema e que foi pego de surpresa com sua prisão. O parlamentar foi detido em caráter preventivo por força de mandado judicial.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.