Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Neuroeducação e Aprendizagem

por Professora Andréa Kiss

Educação em Foco: Neurociências e Aprendizagem

As contribuições das Neurociências para entendermos como o cérebro aprende

12/09/2024 às 17h59

Minhas boas-vindas a você que, assim como eu, ama o universo da Educação. Eu sou a professora Andrea Kiss, sou Neuroeducadora e Especialista em Aprendizagem. Em meu cotidiano, atuo no universo da gestão dos processos de ensino e aprendizagem, utilizando as contribuições das Neurociências. Aqui, neste espaço, a partir de hoje, você encontrará informações baseadas nos estudos e evidências científicas mais atuais sobre Neuroeducação, Aprendizagem, Comportamento e temas relacionados!

NEUROEDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Para começar, vamos deixar claro uma coisa: Neuroeducação e Aprendizagem não são a mesma coisa, mas estão intimamente relacionadas

Cérebro em destaque - (Imagem criada by I.A.) Imagem criada by I.A.
Cérebro em destaque

A Neuroeducação é uma área interdisciplinar que combina os conhecimentos das Neurociências com o desenvolvimento da aprendizagem, das emoções, com o objetivo de compreender como o cérebro aprende e usar esse conhecimento em favor de tudo que se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem. 

Mas como isso acontece? Buscando entender e validar os processos necessários (que estão por trás) para promover uma aprendizagem eficaz; incluindo a memória, a atenção, a linguagem, a motivação, as emoções, entre outros fatores. 

Também, a Neuroeducação investiga os fatores biológicos (neurodesenvolvimento e seus transtornos, por exemplo) e ambientais que influenciam o desenvolvimento cognitivo e o potencial de aprendizagem de um indivíduo ao longo da vida.

Interface Cérebro e Aprendizagem - (Imagem criada by I.A.) Imagem criada by I.A.
Interface Cérebro e Aprendizagem

Por outro lado, Aprendizagem é o processo pelo qual adquirimos e consolidamos conhecimento, habilidades, comportamentos, hábitos, mentalidade, seja por meio de instrução, estudo ou experiência. Ela envolve mudanças duradouras no comportamento e na compreensão como resultado de interações com o meio.

Uma informação importante: a Aprendizagem ocorre em qualquer fase da nossa vida e não é exclusiva a um ambiente específico como, por exemplo, a escola. E, ainda, ela abrange as experiências formais e informais.  Aprendemos do primeiro abrir dos olhos ao último fechar deles.

Concluindo, podemos sintetizar que a Neuroeducação é um campo de estudo que explora como o nosso cérebro aprende, do ponto de vista neurológico e científico, enquanto a Aprendizagem é o próprio processo de apreensão e aquisição de habilidades e conhecimento.

Eu te convido a aparecer sempre por aqui pelo blog, no Portal O Dia, para ler as informações relacionadas ao universo da Neuroeducação.

Professora Andréa Kiss

@andreakiss.neuroedu

@institutocortexteresina