Uma jovem de 26 anos foi resgatada pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI) após ser encontrada acorrentada a uma árvore no quintal de uma casa no povoado Matinha, zona rural de Palmeirais, a 108 km de Teresina. A denúncia anônima que levou ao resgate ocorreu por volta das 17h15 de terça-feira (11), quando o Grupo de Polícia Militar (GPM) foi alertado sobre a situação de maus-tratos.
Ao chegar no local indicado pela denúncia, a equipe encontrou a vítima, identificada como Josiely Vilanova da Silva, acorrentada pelo tornozelo a uma árvore nos fundos do quintal da casa onde morava com a mãe, a irmã e o padrasto. No momento da chegada da viatura, não havia ninguém na residência. Imagens do resgate obtidas pelo Portal O Dia mostram a jovem sentada em uma cadeira enquanto estava acorrentada.
Cerca de 30 minutos após a chegada da Polícia, a mãe da jovem, Maria da Cruz Pereira da Silva, retornou à casa e foi abordada pelo policial. Ela explicou que havia acorrentado a filha para impedir que ela fugisse de casa. De acordo com Maria da Cruz, Josiely sofria de esquizofrenia e não obedecia a nenhum dos membros da família, o que teria levado a mãe a tomar a drástica medida. A mulher alegou que a intenção era conter a filha, que teria comportamento agressivo e descontrolado devido à doença.
A Polícia Militar fez os registros da ocorrência, incluindo fotos e vídeos que documentaram a condição em que a jovem se encontrava. A mãe de Josiely foi encaminhada para a Central de Flagrantes em Teresina, onde foram realizados os procedimentos legais.