A CBF divulgou nesta sexta-feira (22) a tabela básica da Eliminatória da Copa do Nordeste 2025. O único representante piauiense nesta fase do torneio é o Fluminense-PI, que vai enfrentar a Juazeirense-BA. O jogo está previsto para acontecer no dia 4 ou 5 de janeiro do ano que vem. A data ainda será definida pela CBF.
A Eliminatória será disputada em duas fases e jogos únicos. A data base do início da competição é dia 5 de janeiro. Nesta fase, 16 equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da competição. Desde a edição de 2023, a CBF assumiu a realização do campeonato e aumentou o investimento, dando mais recursos aos clubes e federações envolvidas.
A entidade manteve o formato da competição observados nas duas últimas edições. A CBF informa também que o formato da competição será revisado para 2026. Em 2024, Altos e River foram os representantes piauienses no torneio. O Galo caiu na fase de grupos. Já o Jacaré entrou na Pré-Copa do Nordeste e eliminou ASA e Santa Cruz. Avançou na fase de grupos e chegou até às quartas de final, quando foi eliminado pelo Fortaleza.
E foi justamente o Fortaleza o campeão do Nordestão. O triunfo foi confirmado após vitória de 5 a 4 nas penalidades máximas, após o Leão perder de 2 a 0 para o Galo da Praia no tempo regulamentar no estádio Rei Pelé, em Maceió. O título foi decidido nas penalidades máximas porque na primeira partida da decisão da competição regional, disputada na Arena Castelão, a equipe comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda triunfou por 2 a 0, graças a gols dos atacantes Moisés e Lucero.
Esta foi a terceira oportunidade na qual o Fortaleza levanta o título do torneio, após as conquistas de 2019 (na qual o Leão bateu o Botafogo-PB em duas oportunidades por 1 a 0 para ficar com o caneco) e de 2022 (alcançada após um empate de 1 a 1 com o Sport e após uma vitória de 1 a 0 sobre a equipe pernambucana). Com esta conquista a equipe de Juan Pablo Vojvoda se iguala a Ceará e Sport com três títulos, atrás apenas de Bahia e Vitória, cada um com quatro troféus da competição.