Nesta quarta-feira (22), tiveram início em Piracuruca as celebrações oficiais do 202º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Durante a solenidade, foram realizados um culto de ação de graças, uma missa e a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageou 27 pessoas.
O governador Rafael Fonteles destacou que a solenidade é um momento para reverenciar a história e a luta dos piauienses pela independência do estado. “Participamos do culto e da missa em ação de graças para agradecer a Deus pelas conquistas do nosso povo e pedir bênçãos para mais vitórias, sobretudo para a população mais vulnerável do estado.”
O chefe do Executivo enfatizou ainda que a celebração é uma oportunidade para reconhecer aqueles que trabalham para engrandecer o estado do Piauí e melhorar a vida da população. Segundo ele, a solenidade celebra quem faz a diferença com seu trabalho e suas atitudes.
As comemorações continuam na sexta-feira (24), em Oeiras, onde o governador Rafael Fonteles participará de honras militares e da aposição de uma corbelha de flores no Busto de Manoel de Sousa Martins, o “Visconde da Parnaíba”.
A programação na primeira capital do estado inclui ainda uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Praça das Vitórias) e um culto na Primeira Igreja Batista. O encerramento das celebrações será marcado pela solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.