O coordenador estadual de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí (CDTER), Raimundo Nonato Fontenele Cardoso, o Nonatinho do Sindicato, foi exonerado do cargo. A decisão, assinada pelo governador Rafael Fonteles, consta na edição dessa terça-feira (7) do Diário Oficial do Piauí.
A pasta, criada no início da gestão do governador Rafael Fonteles, tem o intuito de realizar ações nos 12 territórios do estado, observando a particularidade de cada um. Os Territórios de Desenvolvimento constituem as unidades de planejamento da ação governamental, visando a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado.
Entre outras atribuições da pasta estadual estão ainda a redução de desigualdades e a melhoria da qualidade de vida da população piauiense, através da democratização dos programas, das ações e da regionalização do orçamento.
Os 12 territórios do estado estão sob administração da pasta, entre eles a Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Canindé, Serra da Capivara, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.
Novo gestor e mudanças na Câmara de Teresina
Com a exoneração de Nonatinho do Sindicato, a expectativa é que o próximo gestor a assumir o cargo seja o vereador de Teresina Gustavo de Carvalho, do Partido dos Trabalhadores (PT). A indicação do parlamentar faz parte de uma indicação do deputado estadual Rubens Vieira (PT).
Em entrevista ao O Dia, Gustavo de Carvalho confirmou a transição e destacou o alinhamento com Rubens Vieira, fundamental para a nova função.
“Com certeza, o alinhamento com o deputado Rubens para que a gente possa já ali comecinho de janeiro assumir essa coordenadoria e dar oportunidade aqui pro Inácio Carvalho, que é do nosso partido, um nome também muito bom e que já teve várias experiência aqui nessa Casa. Nós iremos contribuir como secretário de governo ali na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios”, disse à época.
Com Gustavo de Carvalho assumindo a CDTER, a mudança abrirá espaço para a posse de Inácio Carvalho, primeiro suplente do PT à vacância na Câmara de Teresina.