O deputado Fábio Novo (PT), em resposta nesta terça-feira (06) aos demais candidatos ao Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores — vereador Dudu, Marcelo Mascarenhas e Jetan Pinheiro — que querem que os candidatos à chefia do partido não concorram em 2026, disparou: “A finalidade de um partido político é disputar mandatos”.

O parlamentar disse que tem percorrido Diretórios Municipais em regiões do estado; as últimas visitas, em Corrente, Bom Jesus e Uruçuí, reuniram dirigentes de 29 municípios, incluindo prefeitos e vice-prefeitos, para apresentar uma base do programa para o partido.
“Eles querem um partido mais próximo, eles querem um partido que, por exemplo, está no nosso projeto de ter regionais do partido espalhadas pelos territórios piauiense, mas também querem que, aqui na nossa sede estadual nós tenhamos uma sala que tenha assessoria disponível para os nossos prefeitos e vice-prefeitos”, disse o parlamentar sobre o pedido dos filiados
Fábio Novo disse que quer estimular quadros no partido que possam ser preparados para disputar mandatos e que suas inteligências podem contribuir para os municípios e o bem-estar da população onde vivem.
“A finalidade de um partido político é disputar mandatos de vereador, de prefeito, de vice-prefeito, então não faz sentido você ter um partido e colocar na sua plataforma de que ele não vai disputar mandatos, inclusive ter quadros, como nós temos excelentes quadros”, finalizou.
Entenda o caso
Em entrevista no final do mês de abril deste ano, o candidato à presidência do Diretório Estadual, Jetan Pinheiro, informou que os concorrentes à chefia do partido devem assinar um documento comprometendo-se a não concorrer a cargos eletivos em 2026.
Segundo Jetan, a proposta visa garantir que os candidatos se dediquem integralmente ao partido. Ele acrescentou que o deputado Fábio Novo ainda havia sido convocado para a assinatura do documento, mas reforçou o pedido para que não haja candidatura eleitoral por parte dos postulantes que desejam participar das disputas internas da sigla.