O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente regional do Solidariedade no Piauí, confirmou que a federação partidária com o PSDB está praticamente consolidada e deve ser oficializada em março de 2025. As declarações foram dadas ao O Dia nesta quinta-feira (19).
Segundo Evaldo Gomes, os esforços atuais estão concentrados em resolver pendências pontuais em outros estados para garantir a oficialização da federação.
“Muito importante porque nesse momento que a gente passa num processo de discussão e de debate para se reestruturar nas eleições de 2026, nada mais natural que a gente possa não só trabalhar muito aqui no Piauí, mas poder também colaborar e contribuir com um debate nacional. Que a gente possa, no ano que vem, a gente possa federalizar o partido, o partido precisa de uma federação. O debate está muito bem avançado, a discussão está muito bem avançada com o PSDB”, destacou Evaldo Gomes.
O parlamentar também sinalizou a possibilidade de ampliar a federação com outros partidos.
“Acredito sim que a gente consiga trazer também o PV e o PRD. Se a gente conseguir fazer essa configuração não só no Piauí, mas no Brasil, eu acredito que a gente consiga ter um bom resultado nas eleições de 2026”, disse.
Sobre um possível cenário sem a formalização da federação, o deputado descartou a hipótese.
“Não existe possibilidade de não ser federalizado. Acho que já está um entendimento bem avançado, no mês de março a gente oficializa com o PSDB. O momento agora é de tentar buscar dialogar, fazer alguns debates internos sobre a situação de alguns estados, mas aqui mesmo no Piauí é muito tranquilo, a gente se relaciona muito bem com esses partidos que eu citei. Eu acho que agora é a gente tentar fazer alguns entendimentos e outros dois ou três estados da federação para que a gente possa concretizar, oficializar essa federação com o PSDB no mês de março”, citou.
Possibilidade de fusão cruzada com o PDT
Evaldo Gomes também abordou a possibilidade de fusão cruzada com o PDT, semelhante ao modelo adotado por MDB e PSD em 2022. Além disso, ele destacou a importância de priorizar a eleição de deputados federais.
“A possibilidade é imensa. A gente tem um bom relacionamento com o Enzo, o ele é pré-canidato a deputado estadual, se a gente puder sentar na mesa para tentar chegar a esse entendimento, a prioridade do Solidariedade do Piauí é a chapa de deputado federal. Nós não abrimos mão da chapa de deputado federal. Há a necessidade da gente sobreviver com votos, com a eleição de deputados federais e a prioridade número um do partido a nível nacional será a eleição de deputados federais”, concluiu.