O conselheiro Kennedy Barros tomou posse, na manhã desta quinta-feira (19), como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o biênio 2025/2026. A solenidade, realizada na sede do Tribunal, contou com a presença do governador Rafael Fonteles, além de autoridades políticas, jurídicas e outros representantes da sociedade civil. Na mesma ocasião, o conselheiro Kléber Eulálio foi empossado como vice-presidente da Corte de Contas.
Em entrevista ao PortalODia.com, Kennedy Barros destacou as expectativas e metas para a nova gestão, reafirmando o compromisso de dar seguimento à modernização do acompanhamento das contas públicas no estado.
“Nesses dois anos eu procurei ao máximo essa lógica de acompanhamento das políticas públicas e os resultados alcançados por essa lógica de atuação já demonstra que foi um caminho acertado. A instituição está mais próxima da população, que participa mais, os gestores têm treinamentos mais eficazes e constantes e o monitoramento possibilita corrigir rumos no momento que está ainda acontecendo as falhas. Eu acho que foi um caminho que foi acertado e devemos continuar com essa mesma pegada”, disse.
O novo presidente também ressaltou a importância de intensificar o controle social e estreitar a relação com a imprensa, como ferramenta fundamental para promover a transparência e garantir resultados efetivos na fiscalização.
“Espero intensificar essa aproximação com a população, o controle social é muito importante, essa aproximação com a imprensa que, além de informar, ela forma opinião, isso é também uma ferramenta de transparência e sobretudo o monitoramento como forma de alcançar melhores resultados. Eu acho que dessa forma nós estamos impedindo que o dano aconteça, ao invés de correr atrás do dano já detectado”, explicou.
Kennedy Barros foi presidente da Corte de Contas por dois biênios, sendo agora o que vai iniciar em 2025 seu terceiro mandato no cargo. Durante a gestão anterior, Kennedy Barros destacou que avanços significativos foram alcançados na fiscalização das contas públicas, com foco na prevenção de danos.
“Acho que a lógica de mostrar para a população de que quando a fiscalização ocorre no pari-passo, não se discute recurso mal aplicado, se discute correção de rumo. Eu acho que isso é uma grande conquista”, argumentou.
Relação com outros Poderes
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da continuidade dos trabalhos realizados pela gestão de Kennedy Barros, afirmando que a atuação do TCE-PI tem contribuído significativamente para o fortalecimento da gestão pública no estado.
“O bom uso dos recursos públicos, seja ele no âmbito municipal e estadual. E nós temos cultivado essa boa relação com todos os conselheiros e a gestão do presidente Kennedy mais uma vez. Eu não tenho dúvidas que irá coroar essa atuação do Tribunal em prol das melhorias das políticas públicas. Cada vez mais o Tribunal tem aperfeiçoado suas ferramentas, sua metodologia, para exatamente garantir muito mais do que penalizar o eventual mal uso do recurso público, como tem que ser feito, mas tentar ao máximo prevenir e orientar a política pública”, finalizou.
Confira a composição da mesa diretora do TCE-PI para o biênio 2025-2026:
Presidente – Kennedy Barros
Vice-Presidente – Kleber Eulálio
Corregedora – Lílian Martins
Ouvidor – Abelardo Pio Vilanova
Controlador Interno – Flora Izabel
Presidente da 1ª Câmara – Rejane Dias
Presidente da 2ª Câmara – Waltânia Alvarenga
Auxiliar da Presidência – Jailson Campelo
Auxiliar da Corregedoria – Jackson Veras
Auxiliar da Ouvidoria – Delano Câmara
Auxiliar da Controladoria – Allyson Araújo
Diretor-Geral da Escola de Gestão e Controle – Flora Izabel
Diretora-Executiva da EGC - Valéria dos Santos Leal
Trajetória
Joaquim Kennedy Nogueira Barros assumiu o cargo de conselheiro do TCE-PI em 2002. Exerceu o cargo de corregedor no período de 2003 a 2004, de vice-presidente no biênio 2009 a 2010, de presidente no biênio 2011 a 2012, de controlador em 2013 e 2014, de ouvidor em 2015 e 2016, de presidente da segunda Câmara do Tribunal no biênio 2019-2020. Em novembro de 2022 ele foi reconduzido para assumir o cargo de presidente do TCE-PI pela segunda vez, tendo como vice-presidente a conselheira Waltânia Alvarenga.
O conselheiro Kennedy Barros é natural da cidade de Picos, no Sul do Piauí. Filho de Antônio de Barros Araújo e de Maria dos Remédios P. N. Barros, ele é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito do Estado pela mesma Universidade.