Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí

Piauiense vítima de desabamento de ponte entre MA e TO é sepultado em Demerval Lobão

O corpo de Kécio Francisco Lopes dos Santos foi encontrado por mergulhadores na terça-feira (24). Velório foi marcado por comoção entre familiares.

25/12/2024 às 13h37

25/12/2024 às 13h37

O corpo do caminhoneiro Kécio Francisco dos Santos Lopes, de 42 anos, foi sepultado na manhã desta quarta-feira (25), no cemitério de Demerval Lobão, sua cidade natal. A despedida foi marcada por forte comoção de familiares e amigos, que prestaram suas últimas homenagens ao piauiense, vítima do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa entre Maranhão e Tocantins.

 Kécio Francisco dos Santos Lopes, vítima do desabamento da Ponte JK.  - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Kécio Francisco dos Santos Lopes, vítima do desabamento da Ponte JK.

Na terça-feira (24), a família compareceu ao Instituto Médico Legal para realizar a liberação do corpo, que foi levado para Demerval Lobão. O velório aconteceu na casa dos pais de Kécio, seguido por um cortejo pelas ruas da cidade até o cemitério local.

Pelo menos 10 veículos caíram no rio após desabamento da ponte

Kécio Francisco dos Santos Lopes foi uma das vítimas fatais do desabamento da Ponte JK, ocorrido no último domingo (22). O caminhoneiro estava em seu veículo transportando defensivos agrícolas quando o vão central da ponte, de 533 metros de extensão, colapsou, jogando ao menos 10 veículos no Rio Tocantins.

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão registra 13 pessoas desaparecidas - (Reprodução/Prefeitura de Estreito) Reprodução/Prefeitura de Estreito
Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão registra 13 pessoas desaparecidas

O corpo de Kécio foi encontrado na manhã de terça-feira (24), às 8h58, pelas equipes de resgate que trabalham no local. Outras quatro vítimas, Lorrane Cidronio de Jesus, de 11 anos, Lorena Rodrigues Ribeiro, de 25 anos, Andreia Maria de Sousa, de 45 anos, e um homem ainda não identificado, também foram localizadas sem vida.

O acidente ainda deixou uma pessoa resgatada com vida no dia do ocorrido: Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos. Até o momento, 13 pessoas ainda encontram-se desaparecidas.

Rio contaminado por substâncias químicas dificulta buscas

Autoridades do Tocantins e do Maranhão lançaram um alerta para a população evitar o consumo, utilização e banhos nas águas do Rio Tocantins. O alerta foi lançado após a confirmação da presença de cargas com substâncias perigosas, incluindo defensivos agrícolas e produtos químicos corrosivos, como ácido sulfúrico.

Consumo de água do Rio Tocantins deve ser evitado em 19 cidades - (Divulgação/Governo do Tocantins ) Divulgação/Governo do Tocantins
Consumo de água do Rio Tocantins deve ser evitado em 19 cidades

Segundo as secretarias de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual do Tocantins, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) e Prefeitura de Estreito, o alerta se dá em razão do “alto risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à possível queda de cargas com produtos químicos”.

A recomendação é para que os moradores dos municípios afetados evitem qualquer contato direto com a água do Rio Tocantins no trecho atingido pelo acidente, incluindo banhos e o consumo de água.

A orientação é destinada, especialmente, às populações de Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina, no Tocantins.

Já no Maranhão, o alerta vale para as cidades de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.