Uma pesquisa da TIM Ads mostrou que, no Piauí, 71% das pessoas planejam gastar até R$ 300 em presentes neste Natal, com pais (30%) e filhos (27%) sendo os mais presenteados. A maioria (63%) pretende comprar para até cinco pessoas.
O Pix foi apontado como o principal método de pagamento por 36%, seguido pelo dinheiro (27%), destacando a popularidade dos pagamentos digitais.
Apesar de 44% ainda preferirem lojas físicas, houve queda em relação a 2023 (57%), indicando crescimento das compras online. Roupas e calçados lideram as intenções de compra (23%), seguidos por brinquedos (20%).
Quanto às celebrações, 39% dos piauienses passarão a data com familiares e amigos próximos, e 37% escolheram comemorar em casa. A pesquisa ouviu 458 pessoas, a maioria com até 35 anos, entre 28 de outubro e 3 de novembro.
Comércio de Teresina estende horário para atender demanda
Para atender a demanda dos consumidores, na véspera do Natal (24) e do Ano Novo (31), o comércio em Teresina poderá funcionar normalmente, até às 18h.
“O natal é a principal data para o comércio, aumentando significativamente as vendas. É a data que todo lojista se prepara e trabalha o ano inteiro para que essa data aconteça, com uma preparação que acontece ao longo do ano todo. Acreditamos muito no crescimento das vendas para o final de ano”, comenta Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI.
Nos respectivos feriados (25/12 e 01/01), as lojas do Centro, bairros e também os estabelecimentos nos shoppings estarão com portas fechadas.