Secretários do primeiro escalão do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinam, nesta quarta-feira (20), feriado nacional da Consciência Negra, a ficha de filiação partidária ao Partido dos Trabalhadores. O evento está marcado para ocorrer às 20h, no Sítio Santo Ângelo, zona rural de Teresina, dentro da programação do encontro de prefeitos e prefeitas eleitos pelo PT, organizado pela executiva estadual da legenda.
Entre os secretários que irão se filiar ao PT estão Washington Bandeira (Educação), Marcelo Nolleto (Governo) e Antônio Luiz (Saúde). Nos bastidores há informações de que os secretários do governador deverão entrar na disputa por cargos políticos nas eleições de 2026, fato esse mais acertado pelos secretários Marcelo Nolleto e Washington Bandeira.
As novas filiações ao PT deixam cada vez mais evidente que nomes do primeiro escalão do governador Rafael Fonteles poderão disputar cargos políticos muito em breve. O fato, entretanto, é desconhecido pelo próprio gestor Executivo.
“Eu já achava até que eles já eram filiados. Foi uma surpresa para mim descobrir que não eram filiados ainda. Mas sempre há tempo para entrar no processo político, mas obviamente que nenhum deles, como eu já expliquei anteriormente, é candidato a nenhum cargo eletivo, como já foi tratado anteriormente”, disse Rafael Fonteles.
Apurações de bastidores apontam que a chegada dos novos filiados ainda não é tão bem recebida assim por petistas mais antigos. Alguns desses petistas mais históricos, até mesmo, já se manifestaram contra a chegada dos “neopetistas”.